Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
11/11/2022

Coifa, depurador e exaustor: qual escolher para o seu apartamento?

Coifa, depurador e exaustor: qual escolher para o seu apartamento?

Coifa, depurador e exaustor são três termos que geram uma certa confusão para quem está equipando um apartamento. Você conhece as diferenças entre eles? 

 

Para escolher qual das opções é a ideal para sua casa, é preciso conhecer as diferenças, os tipos e vantagens de cada um. Só assim você vai ter certeza da sua escolha! 

 

Fizemos esse conteúdo justamente para quem ainda não conhece as diferenças entre coifa, depurador e exaustor. Continue a leitura e confira:

 

  • Coifa, depurador e exaustor: o que são e principais tipos 
  • Coifa, depurador e exaustor: vantagens e desvantagens 

  • Qual escolher para o seu apartamento?

 

Coifa, depurador e exaustor: o que são e principais tipos 

 

É muito comum confundir os termos coifa, depurador e exaustor, afinal, se pararmos para pensar eles têm o mesmo objetivo: livrar a cozinha da gordura e possíveis odores desagradáveis deixados ao cozinhar. 

 

Mas, ainda que tenham esse ponto em comum, cada um deles possui suas particularidades. E você vai conferir tudo em detalhes a partir de agora. 

 

Coifa 

 

Vamos começar as explicações pela coifa. Ela é uma estrutura, que pode ou não ser elétrica, e é utilizada nas cozinhas para retirar os odores, fumaças e gorduras geradas pelo ato de cozinhar. 

 

Seu objetivo principal é manter o ar do ambiente agradável, além de evitar possíveis manchas de gordura nas paredes do apartamento. E ela pode ser usada em dois modos: exaustão e depuração. 

 

Para o modo exaustão é necessária a instalação de um duto exaustor na parede e é por meio dele que os odores saem da residência. Nesse caso, quando a pessoa mora em um apartamento, é preciso verificar no manual do proprietário se essa instalação é viável. 

 

Mas se você não quer ter “trabalho” com uma obra destinada à instalação do duto, ou mesmo se isso não for permitido de acordo com as normas do seu condomínio, existe a opção de instalar a coifa em seu modo exaustor. 

 

Na prática isso significa que a coifa terá um filtro de alumínio com carvão ativado e isso fará a extração dos odores, além disso, ela contará com aberturas em sua parte superior para saída e troca do ar com o ambiente. 

 

Confira os principais tipos de coifa:

 

  • Coifa de parede;
  • Coifa de embutir;
  • Coifa de ilha.

 

Coifa de parede 

 

É o tipo mais comum de coifa, como o nome já diz ela é instalada diretamente na parede, acima do fogão ou cooktop. Por ser maior, a coifa de parede é mais indicada para ambientes com mais espaço. 

 

Coifa de embutir 

 

Essa é uma das opções mais modernas e ideais para quem busca discrição e sofisticação, pois ela se mistura com a própria decoração da casa. Pode ser instalada diretamente em armários, parede do forno ou mesmo lareiras. 

 

Coifa de ilha 

 

Esse formado de coifa precisa ser instalado no teto e fica bastante exposta. É ideal para quem tem cozinha americana em que o fogão está no centro do ambiente. 

 

Depurador 

 

O depurador também exerce as mesmas funções de uma coifa: retira os odores, fumaças e gorduras geradas pelo ato de cozinhar. A diferença está em seu modo de funcionamento. 

 

Ele retira o ar do ambiente, filtra e devolve limpo e livre de odores. Para funcionar não requer a instalação de nenhum duto, pois contempla filtro interno. Mas é importante ressaltar que eles costumam ser menos potentes que as coifas.

 

Atende bem ambientes menores em que o volume de refeições são apenas para a família, em casos comerciais ele não faz tanto sentido por conta da questão da capacidade de filtragem do ar que citamos. 

 

Além disso, requer limpezas constantes e/ou troca do filtro, caso isso não seja realizado, o depurador vai perdendo sua capacidade de filtrar o ar e remover os odores e gordura. 

 

O depurador costuma ser uma opção mais barata que a coifa, por não ter a necessidade de instalação do duto, além de terem no mercado opções de modelos compactos que são ideais para ambientes pequenos. 

 

Confira os principais tipos de depurador:

 

  • Depurador slim;
  • Depurador inox.

 

Depurador slim 

 

O depurador slim é perfeito para quem busca um design diferenciado e que se misture com a decoração do próprio ambiente. Ele pode ser do tipo retrátil e dessa maneira, fica “guardado” no armário da cozinha sendo apenas no momento da utilização. 

 

Depurador inox

 

O de inox traz a modernidade que alguns ambientes requerem, combinam perfeitamente com decoração industrial, mas não apenas com esse tipo. Tudo vai depender do seu estilo. 

 

Exaustor 

 

O exaustor é uma espécie de ventilador que por meio de suas hélices puxa todo o ar do ambiente em que estiver instalado. Na cozinha, ele vai extrair a fumaça e ar quente. 

 

No caso do exaustor também há a necessidade de instalação de um duto, é através dele que haverá a troca de ar entre o ambiente interno e o externo. 

 

O grande diferencial do exaustor é que sua utilidade transcende um pouco a cozinha e pode ser instalado em locais que não haja ventilação suficiente como: banheiros e lavabos sem janela ou mesmo garagens. 

 

Sua manutenção e limpeza são bem simples: basta utilizar sabão e uma esponja para limpar as hélices de forma periódica. 

 

Ressaltamos que, por não ter um filtro, o exaustor se limita a trocar o ar do ambiente. Se você precisa de algo que filtre a gordura, talvez ele não seja a opção mais adequada. 

 

Confira os principais tipos de exaustor:

 

  • Exaustor para cozinha;
  • Exaustor para banheiro;
  • Exaustor para garagem.

 

Exaustor para cozinha 

 

O exaustor para cozinha vai cumprir a função de puxar o ar quente e fumaças oriundas do ato de cozinha e fazer a troca com o ambiente externo. Ele pode ser instalado no teto, paredes ou mesmo divisórias. 

 

Exaustor para banheiro

 

Tem sido muito comum a construção de banheiros sem janela e nesse caso um exaustor é fundamental para garantir a circulação do ar nesses ambientes. Normalmente são instalados no teto dos banheiros e lavabos. 

 

Exaustor para garagem 

 

A mesma coisa funciona para garagens que não possuem ventilação constante, a instalação de um exaustor vai garantir a troca e circulação do ar, além de evitar o aparecimento de mofo. 

 

Coifa, depurador e exaustor: vantagens e desvantagens 

 

Agora que você já entendeu as principais características de cada um e os tipos mais utilizados, vamos falar das vantagens e desvantagens da coifa, depurador e exaustor. 

 

Confira abaixo de maneira separada. 

 

→ Coifa 

 

Vantagens 

 

  • Mais potência e maior eliminação de odores;
  • Melhor direcionamento da gordura;
  • Limpeza facilitada;
  • Diversidade grande de modelos e marcas.

 

Desvantagens

 

  • Necessidade da instalação de um duto e isso pode ser complexo dependendo do tipo de imóvel;
  • Normalmente possuem tamanhos maiores e isso pode ser um problema para quem tem pouco espaço;
  • Costumam ser mais caras, mas isso vai depender do modelo escolhido. 

 

→ Depurador 

 

Vantagens 

 

  • Ocupam menos espaço por conta de seu design;
  • Ótimo custo x benefício pois as versões mais básicas custam entre R$200 e R$300,00;
  • Fácil instalação e grande variedade de modelos;
  • São mais silenciosos que os demais formatos.

 

Desvantagens

 

  • Sua potência não é tão alta pela falta do duto;
  • Necessidade de limpeza constante;
  • Acúmulo maior de gordura. 

 

→ Exaustor

 

Vantagens 

 

  • Ocupa pouco espaço no ambiente;
  • Costuma ter um baixo custo se comparado com as demais opções;
  • É muito fácil de limpar;
  • É versátil e pode ser usado em diversos ambientes da casa. 

 

Desvantagens

 

  • Não filtra a gordura;
  • É menos potente do que a coifa e o depurador;
  • Apesar de fácil, sua limpeza precisa ser mais constante. 

 

Qual escolher para o seu apartamento?

 

Agora que você já conhece quase todos os detalhes pode estar se perguntando: “Coifa, depurador e exaustor: qual deles é melhor opção para meu apartamento”? E nós vamos te ajudar com essa resposta. 

 

A primeira coisa a ter em mente é que tudo é muito relativo e variável. E você precisa considerar uma série de pontos antes de tomar esse tipo de decisão, confira alguns deles:

 

  • Qual o tamanho do ambiente?
  • Quanto você tem disponível para investir?
  • No seu prédio é permitido fazer a instalação do duto?
  • Você cozinha muito ou pouco?

 

Esses são alguns questionamentos que podem te ajudar na hora de fazer essa escolha, mas vamos dar algumas dicas mais práticas. 

 

Entre coifa, depurador e exaustor, o depurador costuma ser a opção mais barata dos 3 e é ideal para aptos pequenos. Então esse pode ser um bom indício para quem não tem muito dinheiro para investir, mas não quer abrir mão da comodidade que esses utensílios proporcionam. Mas é importante ter em mente que sua potência é menor, então cabe avaliar também sua necessidade de uso. 

 

O exaustor é mais caro que um depurador, por exemplo, mas é mais barato que a coifa. Ele pode ser ideal para quem não tem tanto problema com gordura (pois não realiza a filtragem) ou tem pouquíssimo espaço. Sua limpeza precisa ser constante e isso deve ser levado em consideração na hora de escolher. 

 

A coifa é mais potente e isso pode chamar a atenção de quem busca por esse tipo de eletrodoméstico, mas se em seu apartamento não for possível fazer a instalação de um duto, é melhor deixar a coifa de lado. Além disso, é válido ter em mente que ela é a opção mais cara dentre as três e ocupa mais espaço.  

 

Ou seja, como falamos no começo a coifa, depurador e exaustor podem ser opções ideias, tudo vai depender das suas necessidades e demandas. Levando nossas dicas em consideração, será mais fácil escolher o melhor para sua casa. 

 

**

Gostou do conteúdo? Esperamos que agora você já saiba escolher a opção mais vantajosa para sua realidade entre coifa, depurador e exaustor e torne sua casa ainda mais cômoda e aconchegante. 

 

Mas, caso ainda não tenha comprado seu apartamento, conte com a Embraplan. Nós temos diversos empreendimentos em construção e com toda a certeza um deles atenderá às suas necessidades. 

 

Fale com nossos consultores clicando aqui. Será um prazer te atender e ajudar neste importante momento! 

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.