Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
20/06/2022

Apartamento do futuro: conheça as tendências e o que esperar

Apartamento do futuro: conheça as tendências e o que esperar

Quando você leu o título desse conteúdo pensou em algo "futurista" demais? Como as representações exageradas do futuro que vemos em filmes, desenhos e séries? Se foi isso, vamos mudar a sua impressão no decorrer do texto.

 

O apartamento futuro está muito mais próximo do que você imagina! E é claro que a tecnologia, inovação e a preocupação com a sustentabilidade estão entre os tópicos que marcam o tema. 

 

Continue a leitura deste artigo e saiba tudo que terá em um apartamento do futuro, além de conferir as tendências da construção civil.

 

Nesse material você vai aprender:

 

- O que significa um apartamento do futuro?

- Principais tendências da construção civil 

- 6 características de um apartamento do futuro 

- Garanta seu apartamento do futuro agora mesmo 

 

O que significa um apartamento do futuro?

 

Começamos esse texto falando que um apartamento do futuro não estava ligado com as representações futurísticas exageradas que vemos na TV. Mas então o que significa um apartamento do futuro?

 

Um apartamento do futuro nada mais é do que uma residência que acompanha as tendências tecnológicas com inovação e uma preocupação com o meio ambiente. 

 

Ou seja, um apartamento do futuro é tecnológico, sustentável e versátil, pois deve adaptar-se às demandas e necessidades de seus moradores. 

 

Para que fique ainda mais claro o que estamos querendo dizer, no próximo tópico vamos abordar as principais tendências da construção civil. Você vai ver que elas têm total sinergia com um apartamento do futuro

 

→ Leia também: Sustentabilidade na construção civil 

 

Principais tendências da construção civil

 

Como mencionamos acima, as tendências da construção civil têm uma relação direta com o apartamento do futuro e agora vamos explicar exatamente o porquê. 

 

Veja abaixo as principais tendências que estão norteando a construção.

 

- Tecnologia e sustentabilidade nos projetos 

 

As empresas, em seus diferentes segmentos, têm sido cada vez mais cobradas por ações mais sustentáveis e que estejam de acordo com os pilares ESG (Environmental, Social e Governance, no inglês). E isso não foi diferente com a construção civil. 

 

Por isso, a execução de projetos mais sustentáveis é uma das principais tendências para o setor e nesse sentido a tecnologia representa um grande facilitador. 

 

Dentre as mudanças, destacamos: a utilização de fontes renováveis de energia (por exemplo, a solar), armazenamento e utilização da água das chuvas, tijolos ecológicos, telhados verdes, reaproveitamento de materiais, dentre tantas outras possibilidades.

 

Essas mudanças, além de serem uma forte tendência, representam uma redução expressiva nos custos, e reforçam o valor da marca atraindo clientes que tenham aderência à causa sustentável.  

 

- Estruturas modulares

 

As estruturas modulares ou pré-fabricadas, não são propriamente uma novidade, mas seguem como uma forte tendência da construção civil.

 

E se mantêm por trazerem diversos benefícios para as obras. Por exemplo, reduzem os custos, os desperdícios, adianta consideravelmente a construção evitando atrasos na entrega.

 

Mas, para que funcionem, essas estruturas precisam ser planejadas desde a concepção do projeto. As mais utilizadas costumam ser as estruturas metálicas, blocos de cimento e gesso. 

 

- Realidade Aumentada

 

A Realidade Aumentada está presente em diversos segmentos, inclusive na construção civil. Porém, seu alto custo acaba impedindo que sua utilização seja maior. 

 

A tecnologia garante que as expectativas do cliente sejam devidamente atingidas ao final da obra, isso porque é possível que ele já tenha uma boa noção de como o projeto ficará depois de pronto com a utilização da Realidade Aumentada. 

 

Além disso, pode ser um grande diferencial para atrair investidores e auxiliar a construtora ainda na fase do planejamento do projeto, evitando erros e possíveis acidentes. 

 

- BIM

 

Uma outra tecnologia que anda em conjunto com a Realidade Aumentada é a Building Information Modeling, em português - Modelagem da Informação da Construção. 

 

É uma outra tecnologia 3D que permite a digitalização da obra e dá maior precisão aos planos e passos que devem ser seguidos pelas construtoras no decorrer da construção, tornando a vida dos engenheiros mais “fácil”. 

 

- Automação de processos 

 

O uso de robôs e inteligência artificial tem dominado não apenas a residência das pessoas, mas as empresas de maneira geral.

 

Durante uma obra, robôs podem ser facilmente aplicados e incorporados ao trabalho humano. São muito úteis na hora de uma demolição e pode ser incorporado à roupa dos colaboradores para ajudar a evitar acidentes.

 

Pensando um pouco fora da obra, a automação de processos pode ser extremamente útil para os funcionários dos escritórios, aumentando a precisão das ações e reduzindo as tarefas mais operacionais.  

 

- Drones

 

A utilização de drones na construção civil tem sido cada vez mais amplificada. Isso porque esses equipamentos facilitam o mapeamento de grandes áreas e chegam em locais de difícil acesso de forma rápida e precisa. 

 

 

 

6 características de um apartamento do futuro 

 

Agora que já introduzimos e contextualizamos o tema trazendo as principais tendências que estão norteando a construção civil, vamos ao foco central desse material: o apartamento do futuro

 

O que será que configura um apartamento do futuro? Quais são as suas principais características? Não se preocupe pois vamos listá-las agora mesmo!

 

Veja as 6 características de um apartamento do futuro abaixo. 

 

1. Sustentabilidade aplicada nos projetos 

 

Como adiamos nas tendências, a sustentabilidade é um dos pontos de destaque quando falamos de apartamento do futuro

 

De maneira geral, esses apartamentos contam com a utilização de fontes renováveis de energia, sistema para economia e reutilização de água, reciclagem de lixo etc.

 

Com a captação das águas pluviais é possível irrigar jardins, fazer a limpeza das áreas comuns do condomínio, usar na descarga etc. E a instalação de painéis fotovoltaicos representa uma boa economia de energia elétrica enquanto poupa recursos do planeta.

 

Projetar as áreas comuns de forma a serem mais iluminadas e arejadas durante o dia também é uma característica de apartamentos do futuro. Além disso, diversas outras ações podem ser aplicadas para deixar o condomínio mais sustentável. 

 

→ Leia também: Sustentabilidade na prática: Conheça 6 iniciativas sustentáveis implantadas em nossos empreendimentos

 

2. Tecnologia trazendo conforto e comodidade

 

A tecnologia é, sem dúvidas, um fator que facilita e muito o dia a dia de todos. E não seria diferente no apartamento do futuro, como era de se esperar, ela está aplicada em diversos aspectos. 

 

Veja os principais aspectos tecnológicos que contemplam tanto o apartamento do futuro quanto o próprio condomínio: 

 

- Controle de luzes, ar-condicionado, cortinas, janelas, portas e robôs de limpeza através de dispositivos móveis, como o próprio celular;

- Wi-fi de boa qualidade em todas as áreas comuns dos condomínios;

- Tomadas USBs nos apartamentos e áreas comuns;

- Fechaduras digitais;

- Irrigação automática dos jardins; 

- Aquecimento no piso, principalmente dos banheiros;

- Toalheiro térmico;

- Eletrodomésticos inteligentes e conectados;

 -Espaço climatizado para recebimento de delivery e compras online;

- Dentre outros. 

 

3. Espaços para home office

 

O trabalho remoto deixou de ser uma tendência do futuro e se tornou realidade após a pandemia de covid-19, com isso ter um espaço reservado para o trabalho em casa se tornou fundamental. 

 

Assim, o apartamento do futuro contempla um espaço específico para o home office, seja internamente ou nas áreas comuns do condomínio com a instalação, por exemplo, de pequenos coworkings. 

 

→ Leia também: Home office em apartamento pequeno, saiba como fazer dar certo

 

4. Espaço para carros elétricos

 

Os carros elétricos já são uma realidade e continuam, ainda que aos poucos, movimentando o mercado de automóveis. E a tendência é de crescimento na busca por esse tipo de veículo nos próximos anos. 

 

Por isso, o apartamento do futuro contempla um espaço e infraestrutura para carros elétricos, isso quer dizer que devem ter tomadas destinadas aos carros elétricos para que seus donos possam aproveitar essa comodidade.

 

Além de alimentar carros, essas tomadas também podem ser facilmente usadas por donos de bicicletas elétricas. 

 

5. Pay per use nos condomínios 

 

Pay per use é um termo em inglês que significa “pague pelo uso”, ou seja, paga-se apenas pelo o que foi usado. E como ele se conecta com apartamento do futuro e condomínios? Isso é o que vamos explicar agora. 

 

Representa mais comodidade e conforto para quem tem o dia a dia corrido, porque os condomínios que aderem ao sistema pay per use, oferecem serviços como: limpeza e arrumação do apartamento, lavagem de carros, pet care, personal, serviços de beleza e tantos outros. 

 

E como o próprio nome diz esse valor não é incluído nas despesas mensais do condomínio, os moradores pagam apenas quando e se contratarem. 

 

6. Mais segurança 

 

Uma portaria eletrônica com sistema de monitoramento 24 horas, sem dúvidas, agrega mais segurança ao apartamento do futuro. 

 

Além disso, reduz drasticamente os custos, pois como tudo é monitorado à distância não há necessidade de contratar porteiros. 

 

Um outro ponto presente no apartamento do futuro que aumenta a segurança é a presença de um gerador próprio de energia. Isso faz com que o circuito interno não pare em caso de falhas no abastecimento de energia elétrica. 

 

Essa geração de energia pode ser proveniente de painéis fotovoltaicos, nesses casos o gerador é também sustentável. 

 

Garanta seu apartamento do futuro agora mesmo 

 

A Embraplan tem como essência 5 pilares, são eles: qualidade, tecnologia e inovação, superar as expectativas, o desenvolvimento humano e a sustentabilidade. 

 

Ou seja, os seus projetos já contemplam tecnologia, inovação e uma grande preocupação com a sustentabilidade. Não precisa pensar muito para associar que a Embraplan está conectada e atenta às tendências e oferece o apartamento do futuro que você está buscando.

 

Quer saber o melhor de tudo? O futuro é agora, não é necessário esperar anos e anos para comprar um apartamento que contemple os itens que mencionamos acima. Garanta seu apartamento do futuro agora mesmo com a Embraplan. 

 

Aqui a sustentabilidade vai muito além de um conceito, é uma prática efetiva. Empregamos todo o nosso know-how para tornar cada obra ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente e culturalmente justa e diversificada, transformando a sustentabilidade em uma realidade com valor agregado aos nossos produtos. 

 

Os empreendimentos da Embraplan contam com: 

 

- Aproveitamento de águas pluviais;

- Banheiros com válvulas dual flush, para redução de consumo de água;

- Infraestrutura para instalação de medidores individuais de água;

- Paisagismo com vegetação nativa ou adaptada ao bioma local, com menor necessidade de irrigação;

- Lâmpada de LED e sensor de presença nos halls;

- Redutores de vazão para economia de água;

- Chuveiros com aquecimento a gás;

- Utilização de madeira certificada;

- Infraestrutura para geração de energia solar;

- Reservatório para água da chuva; 

- Gerador de energia para áreas comuns;

- Espaço home office;

- Áreas comuns preparadas para wi-fi;

 

Esses são apenas alguns exemplos das comodidades oferecidas e da preocupação que a Embraplan tem com a sustentabilidade. 

 

Atualmente temos 4 empreendimentos em construção: L'Essence, The Gardens, Vivace e o Terras Altas

 

Clique nos links abaixo e conheça cada um deles em detalhes.

 

L'Essence: empreendimento alto padrão

The Gardens: alto padrão com o conforto e sofisticação

Vivace Residencial: viva o prazer de morar em um local completo

Lazer em Piracicaba: Terras Altas tem opções para todos os moradores

 

Mas se preferir, fale diretamente com nossos consultores clicando aqui e entenda porque a Embraplan é a construtora ideal para te oferecer um apartamento do futuro completo.  

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2022. Todos os direitos reservados.