Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
18/11/2022

Controle Financeiro 2023

Controle Financeiro 2023

O ano já está praticamente acabando e você ainda não realizou o sonho de comprar seu apartamento? Com o controle financeiro 2023 será possível tirar seus projetos do papel.

 

Tenha em mente que para comprar um imóvel a primeira coisa que você precisa é organizar suas finanças e o controle financeiro 2023 pode fazer a diferença na sua vida. 

 

Preparamos esse conteúdo com dicas bem práticas que vão te ajudar a controlar seus gastos e economizar para realizar o sonho da casa própria. 

 

Continue a leitura e confira: 

 

  • O que é o controle financeiro 2023? 
  • Por que fazer seu controle financeiro 2023?
  • 6 dicas para fazer seu controle financeiro 2023 
  • Como economizar para comprar seu apto?
  • Principais cometidos na hora de comprar um apê

 

O que é o controle financeiro 2023? 

 

Controle financeiro, como o próprio nome sugere, significa controlar seus gastos mensais e sua receita (valor que recebe mensalmente) a fim de ter uma saúde financeira equilibrada. 

 

Quando falamos em controle financeiro 2023, estamos nos referindo a uma organização que você pode começar a fazer agora para ter um novo ano mais próspero e com suas finanças em dia. 

 

Isso significa que é possível começar a fazer seu controle financeiro 2023 desde agora e com isso será possível equilibrar suas finanças, gerir os gastos mensais e economizar naquilo que for possível.

 

Continue a leitura para entender o porquê e como fazer seu controle financeiro 2023

 

Por que fazer seu controle financeiro 2023?

 

Se o seu sonho é ter uma casa própria, mas ainda não conseguiu comprar seu apartamento, esse é o principal motivo para começar agora seu controle financeiro 2023.

 

É fato que investir em um imóvel requer um investimento alto e, muitas vezes, a pessoa ou família não dispõe de todo o recurso no momento em que decide comprar o apê. 

 

E isso pode fazer parecer que seu sonho é distante demais em meio aos problemas do dia a dia e todas as contas para equilibrar, mas viemos trazer uma boa notícia: com organização e um bom planejamento ele pode se tornar realidade

 

Ressaltamos que o controle financeiro 2023 pode ser feito por meio de diversas ferramentas, sejam elas mais modernas como aplicativos, planilhas, softwares ou mesmo em um caderno escrito à mão. 

 

O importante é entender a lógica por trás do controle financeiro 2023, aí depois você poderá escolher a ferramenta que faça mais sentido para sua realidade e que mais se adapte. 

 

→ Leia também: Saia do aluguel: realize agora mesmo o sonho da casa própria

 

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a colocar seu controle financeiro 2023 em prática agora mesmo. Confira. 

 

6 dicas para fazer seu controle financeiro 2023 

 

Agora que você já entendeu o que é a importância de investir em um controle financeiro 2023 ainda neste ano, vamos listar algumas dicas práticas que vão te ajudar a cumprir seus objetivos. 

 

- Organize suas finanças 

 

A primeira coisa que deve ser feita ao começar seu controle financeiro 2023 é organizar suas finanças. Isso significa que você precisa ser capaz de entender em que ponto está, ou seja, quanto ganha e quanto gasta mensalmente. 

 

Para isso vai precisar primeiro anotar quanto ganha e depois seguir estes dois passos:

 

- Separe suas contas mensais

 

É impossível fazer um controle financeiro sem saber quanto se gasta mensalmente, assim você continuará no escuro e sem ir na direção de seus objetivos. Então, a primeira coisa que deve ser feita é separar todas as suas contas mensais. 

 

E aqui você já pode selecionar uma ferramenta para apoiar seu controle financeiro 2023. Pode ser uma planilha, aplicativo ou até mesmo um caderno. 

 

Liste todas as contas do mês. Para te ajudar vamos elencar abaixo as principais, mas leve em consideração aquelas que se aplicam à sua realidade. 

 

  • Aluguel;
  • Água;
  • Luz;
  • Gás;
  • Telefone, celular e internet;
  • IPTU;
  • Condomínio;
  • Financiamento de veículo;
  • TV por assinatura ou serviços de streaming;
  • Supermercado;
  • Açougue;
  • Sacolão ou feira;
  • Plano de saúde;
  • Transporte ou combustível para o carro.

 

- Analise os gastos extras

 

Além das contas fixas que boa parte das pessoas possuem, existem os gastos extras que vão variar dependendo do estilo de vida e prioridades de cada um. É importante que você também liste esses valores para ter um controle financeiro 2023 completo. 

 

Vamos listar alguns exemplos de gastos extras:

 

  • Lazer: aqui podemos contemplar viagens, almoços ou jantares, cinema, parques, teatro, shows, encontros com amigos etc;
  • Educação: aqui entram gastos com escola, cursos, faculdade etc;
  • Despesas adicionais: roupas, sapatos, gastos com beleza, remédios, presentes, materiais escolares, conserto do carro e tantas outras coisas que podem surgir no seu mês.

 

Corte o que não for necessário

 

Agora que você tem um panorama da sua situação financeira, é chegado o momento de cortar os gastos desnecessários. Mas você pode estar se perguntando: “como farei isso?”. Calma, iremos te contar a seguir!

 

Ao ter colocado todos os seus gastos na ponta do lápis, será mais fácil identificar os que poderiam ser cortados, vamos lá: sabe aquele café que você toma todos os dias na padaria? Se prepará-lo em sua casa já vai economizar bastante.

 

E aquele plano de telefone que não usa nem a metade? Vale ligar na sua operadora para reduzir.

 

Esses são apenas exemplos que pode aplicar em outros gastos presentes na sua realidade, mas resumindo: reduza ou cancele tudo o que não usa; faça em casa boa parte das coisas que contrata; e o mais importante: redefina as suas prioridades, algumas coisas precisarão ser deixadas de lado nesse processo.

 

- Renegocie dívidas 

 

Se ao iniciar seu controle financeiro 2023 você se deparou com muitas dívidas, não se desespere! Essa dica é para você e vai te ajudar a sair dessa situação complicada.

 

Primeiro é importante ter em mente que um dos critérios primordiais para realizar um financiamento imobiliário é estar em dia com suas contas e ter o CPF regularizado. Então se você possui dívidas em aberto, procure as instituições para renegociar. 

 

É muito comum que os bancos e financeiras ofereçam um bom desconto nos juros e facilite o pagamento para quem deseja ficar em dia com seus compromissos, então converse com seu banco e faça uma negociação que seja vantajosa para você. 

 

- Análise os valores dos apartamentos 

 

Agora que você já está por dentro dos seus gastos e sendo protagonista do seu controle financeiro 2023, é a hora de começar a procurar alguns apartamentos que façam sentido para sua realidade e necessidades.

 

Para essa pesquisa será necessário pensar em pontos importantes para você, como: localização, acesso ao transporte público, escolas, saúde, opções de lazer, tamanho e tipo do imóvel etc. 

 

E claro, é fundamental que você encontre um apê que atenda seus desejos, mas que o preço caiba em seu orçamento. Por isso, é importante pesquisar já tendo alguns questionamentos em mente, como:

 

  • Quanto posso dar de entrada? Caso ainda não disponha da quantia é importante se planejar para isso;
  • Quanto posso pagar mensalmente no financiamento? 
  • Qual o valor máximo do apto? 

 

Com esses pontos respondidos será mais fácil escolher o apartamento ideal para seu momento. 

 

- Trace suas metas para seu controle financeiro 2023

 

Agora com seu imóvel já escolhido é o momento de traçar suas metas para alcançar seu objetivo: comprar um apartamento

 

E na prática isso significa que você precisa de um plano para, por exemplo, poupar o valor da entrada em um determinado período de tempo. Isso para o caso de você ainda não dispor dessa quantia. 

 

Além disso, precisa economizar ou encontrar novas fontes de renda para aumentar sua receita mensal, caso não esteja sobrando nenhum valor para ser poupado. Isso impactaria na hora de fazer seu financiamento. 

 

Basicamente aqui você vai precisar definir suas prioridades e até mesmo abrir mão de algumas coisas em prol de seu objetivo maior. 

 

Esses foram apenas alguns exemplos, mas será preciso analisar tudo com calma para amarrar todas as pontas de seu controle financeiro e conseguir comprar seu apartamento no próximo ano. 

 

- Mantenha constância em seu controle financeiro 2023

 

Agora uma coisa é fato: de nada vai adiantar começar seu controle financeiro 2023 e fazê-lo apenas por um mês e depois deixá-lo completamente de lado.

 

Esse tipo de organização requer constância para que se colha os frutos. Nesse caso o “fruto” seria a realização de um sonho como ter seu próprio apartamento. 

 

Por isso, é fundamental tornar seu controle financeiro 2023 um hábito. Você precisa anotar tudo que comprar, economizar e traçar metas mensais de valores a serem poupados. Sem isso, de nada vai adiantar apenas começar. 

 

Como economizar para comprar seu apto?

 

Aqui estamos entendendo que seguiu nossas dicas e já está com seu controle financeiro 2023 em andamento para conseguir comprar seu apê no novo ano que se aproxima. 

 

Mas, pode ter se deparado com um grande problema: você gasta mais do que ganha e não faz ideia de como virar esse jogo. 

 

Demos algumas dicas lá em cima para te ajudar com isso, então não deixe de cortar cafés e gastos desnecessários, reduzir ou cancelar tudo o que não usa, fazer em casa boa parte das coisas que compra pronto e redefinir as suas prioridades.

 

Além disso, você pode pensar em economizar também nas coisas básicas, por exemplo: apague as luzes quando não estiver nos cômodos, reduza seu tempo de banho, pense bem antes de comprar algo não planejado etc.

 

Isso tudo já vai ajudar bastante a economizar para comprar seu apartamento. Mas se ainda assim não for possível, cogite opções para faturar uma renda extra. 

 

Assim vai ficar mais fácil equilibrar seus gastos mensais com seu objetivo de comprar a casa própria. 

 

Principais erros cometidos na hora de comprar um apê 

 

Por fim, vamos trazer alguns dos principais erros cometidos pelas pessoas na hora de comprar um apartamento, assim, além de ter um controle financeiro 2023 bem robusto, você não cairá em armadilhas. 

 

  • Comprar por impulso

 

Pode parecer meio estranho que uma pessoa faça uma compra tão importante por impulso, mas nesse caso estamos querendo dizer com “por impulso” que a pessoa não avaliou corretamente todos os pontos envolvidos na compra. 

 

É muito comum que a ansiedade entre em jogo neste momento e atrapalhe um pouco, e isso pode gerar arrependimentos no futuro. 

 

  • Não ter uma reserva de emergência 

 

Um financiamento imobiliário costuma ser uma dívida longa, de mais de 30 anos e sua situação financeira pode mudar bastante no decorrer desse período. Por isso, é fundamental ter uma reserva de emergência para as adversidades. 

Não tê-la pode te fazer ficar inadimplente e gerar uma série de dores de cabeça ou até mesmo a perda de seu imóvel.

 

  • Não pesquisar bem o imóvel 

 

Esse erro tem um pouco de ligação com o primeiro, pois quando a ansiedade de comprar logo seu apartamento aparece, você pode deixar de analisar informações importantes sobre o imóvel e até mesmo sua documentação.

 

Não faça isso! É primordial analisar todos os pontos para evitar cair em golpes e fraudes ou mesmo se arrepender por ter comprado determinado apartamento.

 

**

Agora que você já sabe como fazer seu controle financeiro 2023 para realizar o sonho de ter seu apartamento, que tal avaliar algumas opções de imóveis? 

 

Conte com a Embraplan para facilitar seu processo de pesquisa. Nós temos diversos empreendimentos em construção e com toda a certeza um deles atenderá às suas necessidades. 

 

Fale com nossos consultores clicando aqui. Será um prazer te atender e ajudar neste importante momento! 

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.