Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
02/05/2022

Primeiro apartamento: 6 dicas para te ajudar a comprar o seu

Primeiro apartamento: 6 dicas para te ajudar a comprar o seu

Quer comprar seu primeiro apartamento, mas não sabe nem por onde começar?

Leia este conteúdo e confira dicas práticas que vão te ajudar a adquirir seu imóvel! 

 

91% dos brasileiros entre 21 a 24 anos, afirmam que um de seus sonhos é ter uma casa própriade acordo com um estudo realizado em outubro de 2021, pela startup QuintoAndar em parceria com o instituto Datafolha.

 

Mas o desejo de ter o primeiro apartamento não se limita apenas aos jovens, o estudo mostrou; ainda que os brasileiros colocam essa vontade acima de itens como: estabilidade financeira, filhos e a própria saúde. 

 

Embora esteja permeando os sonhos das pessoas, realizar esse objetivo nem sempre é uma tarefa fácil e isso acontece por uma infinidade de motivos. 

 

Preparamos esse conteúdo pensando em ajudar as pessoas que buscam seu primeiro apartamento, mas ainda não sabem muito bem como e nem por onde começar.

 

Se esse é o seu caso, continue a leitura e saiba tudo sobre a compra do primeiro apartamento

 

Neste material você vai aprender:

 

- Quando comprar o primeiro apartamento?

- O que levar em consideração antes de comprar o primeiro apartamento? 

- 6 dicas para comprar seu primeiro apartamento

- E quando é a hora de investir no segundo apê?

- Seu primeiro apartamento com a Embraplan 

 

Quando comprar o primeiro apartamento?

 

Como falamos na introdução deste texto, ter a casa própria é o sonho de boa parte dos brasileiros. Mas existe um momento ideal para investir no primeiro apartamento?

 

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, mas temos alguns caminhos e falaremos um pouco mais sobre cada um deles a seguir.

 

Em muitos casos, comprar o primeiro apartamento significa conquistar o desejo de ter um imóvel próprio para sair do aluguel

 

Mas, por outro lado, as pessoas mais jovens desejam comprar seu primeiro apartamento para conquistar independência, liberdade e começar a construir seus patrimônios. 

 

E o momento ideal está muito mais ligado a um planejamento do que com a idade da pessoa em si. Por isso, agora vamos trazer dicas práticas e tudo que precisa ser levado em consideração na hora de comprar o primeiro apartamento.

 

Continue a leitura para acompanhar, mas caso queira aprofundar-se nos tópicos citados acima, recomendamos as leituras abaixo.

 

Saia do aluguel: realize agora mesmo o sonho da casa própria

O imóvel ideal: a realização de um sonho para pessoas de 20 a 30 anos

 

O que levar em consideração antes de comprar o primeiro apartamento? 

 

Algumas coisas precisam ser levadas em consideração antes de comprar seu primeiro apartamento. E para que você não caia em nenhuma armadilha, vamos listar os principais pontos de atenção.

 

Saiba como funciona o processo de compra 

 

É muito importante, antes de mais nada, pensar em todas as etapas que envolvem a compra de um imóvel. Não basta escolher a localização de seu primeiro apartamento, é preciso levar em consideração também os aspectos burocráticos da compra.

 

Tenha em mente os seguintes pontos:

 

- Reúna toda a documentação necessária para a aquisição (documentos pessoais, comprovante de residência atualizado, comprovante de renda etc);

- Se informe quanto às taxas que deverão ser pagas no momento da compra (ITBI, registro do imóvel, escritura, dentre outras);

- Analise toda a documentação com calma e leia todo o contrato antes de assinar;

- Pesquise bem as informações da construtora ou mesmo dos corretores envolvidos no processo.

 

Pense na localização e estrutura do imóvel 

 

Além da preocupação com os aspectos burocráticos do processo de compra de seu primeiro apartamento, é necessário pensar também em tudo que envolve o imóvel em si e seu entorno. 

 

Para facilitar, vamos novamente listar os aspectos mais importantes que você deve se atentar:

 

- Escolha um local que faça sentido para seu estilo de vida e de sua família;

- Converse com os vizinhos e visite o lugar em diversos horários do dia, com o objetivo de entender melhor como as coisas funcionam;

- Avalie a estrutura do imóvel (para os casos em que ele já estiver construído);

- Verifique a planta e pense na incidência solar antes de fechar o contrato;

- Outro ponto importante: decida com antecedência os andares que fazem sentido para você e sua família, em alguns casos os mais altos são melhores, em outros podem ser os primeiros.

 

Analise sua situação financeira atual 

 

Além de todos os pontos citados acima, é primordial que você analise com calma sua situação financeira atual antes de comprar seu primeiro apartamento.

 

Mas não apenas isso, com relação à parte monetária da compra é válido: 

 

- Estudar com calma os preços dos imóveis que deseja comprar e negociar descontos se for possível;

- Saber claramente quanto pode investir mensalmente, dar como entrada e separar os valores destinados à documentação;

- Caso precise de um financiamento imobiliário, estude bem as possibilidades antes de fechar o contrato.

 

6 dicas para comprar seu primeiro apartamento

 

Agora que você já conhece todos os pontos a serem levados em consideração antes de comprar o primeiro apartamento, vamos trazer 6 dicas para te ajudar na prática a fazer essa aquisição.

 

1. Tenha um orçamento definido

 

Primeiro de tudo, é importante ter ciência que a compra do primeiro apartamento não envolve o custo apenas do imóvel em si. Esse processo implica em taxas obrigatórias com valores consideráveis, que inclusive já citamos acima.

 

Mas caso você queira saber mais a respeito, sugerimos que leia o conteúdo a seguir -  ITBI: guia completo com tudo que você precisa saber.

 

Por isso, antes de comprar seu primeiro apartamento é fundamental definir um orçamento. Como você pôde perceber, esse item é realmente muito importante e, por isso, resolvemos frisá-lo novamente. 

 

Isso significa ter na ponta do lápis o valor que consegue pagar mensalmente (em casos de optar, por exemplo, por um financiamento imobiliário), montante disponível para dar de entrada e, claro, até quanto o imóvel pode custar de acordo com suas finanças. 

 

Se, por acaso, no momento de fazer as contas você se deparar com um saldo negativo, não se desespere. Se programe e planeje a compra para um outro período.

 

→ Poderá se interessar também: Saia do aluguel: realize agora mesmo o sonho da casa própria. Nesse conteúdo nós demos dicas práticas que facilitam justamente esse planejamento e te ajudam a comprar seu primeiro apartamento! 

 

2. Pesquise bem a localização do imóvel 

 

Num primeiro momento esse item pode parecer sem importância para muitas pessoas, mas leve em consideração que a compra do primeiro apartamento costuma ser uma etapa muito importante na vida e, de maneira geral, a pessoa vai morar um tempo considerável nele. 

 

Deixar de pesquisar bem o local e a vizinhança pode trazer vários problemas futuros para você! 

 

Vamos supor que seja uma pessoa que gosta de tranquilidade e silêncio. Mas, após estar morando em seu primeiro apartamento, descobriu que a região é extremamente agitada e barulhenta… esta situação seria, no mínimo, desconfortável, não é mesmo?

 

Por isso, estamos batendo na tecla de que pesquisar a região de seu imóvel e, mais do que isso, levar em consideração os hábitos e gostos antes de fazer a escolha é fundamental para seu bem-estar e qualidade de vida no futuro.

 

3. Decida entre imóvel pronto ou na planta

 

A decisão de comprar seu primeiro apartamento já pronto ou ainda na planta depende de alguns fatores e também de seu momento de vida. 

 

Comprar um imóvel na planta pode ser uma boa opção para quem deseja diluir mais os valores de entrada ou mesmo não tem tanta pressa para se mudar.

 

Mas, nos casos em que a pessoa dispõe de uma quantia suficiente para dar de entrada, acabou de casar ou deseja deixar de pagar aluguel, talvez seja interessante comprar um apartamento já pronto.

 

Como falamos, depende muito da situação de cada um e essa decisão deve ser tomada com calma. 

 

→ Leia também: Vantagens de comprar um imóvel na planta

 

4. Estude as formas de pagamento

 

Com relação à forma de pagamento existem, basicamente, 2 possibilidades:

 

- Pagamento à vista;

- Entrada + financiamento.

 

No caso de pagamento à vista, é importante se atentar ao fato de que os valores das despesas envolvidas na compra, principalmente o ITBI, aumentam consideravelmente.

 

Mas, caso opte por financiar o valor, tenha em mente que será necessário dar um valor de entrada (que varia dependendo do valor do imóvel e condições negociadas) e o restante do montante pode ser financiado com alguma instituição.

 

Uma outra possibilidade é utilizar seu FGTS como forma de abater o valor total, mas existem alguns critérios a serem seguidos. Saiba mais, clicando aqui

 

Dica: em casos de financiamento, é muito importante pesquisar as taxas envolvidas antes de assinar o contrato, assim você garante que está fazendo um bom negócio. Além disso, tente dar como entrada o máximo que puder, pois isso diminui o valor de suas parcelas e juros incididos. 

 

→ Leia também: Amortização de financiamento: tudo que você precisa saber

 

5. Conheça todas as possibilidades do condomínio

 

Cada condomínio tem suas facilidades e comodidades a oferecer, e tudo vai depender dos seus hábitos e necessidades diárias. 

 

Antes de comprar seu primeiro apartamento, conheça todas as possibilidades do condomínio. Por exemplo, se você faz questão que tenha uma piscina é fundamental verificar antes de fechar o contrato. 

 

Importante também levar em consideração que alguns itens de lazer acabam tornando o valor do condomínio mais elevado.  

 

6. Entenda o momento do mercado imobiliário 

 

Antes de comprar seu primeiro apartamento é relevante saber a quantas anda o mercado imobiliário. Não estamos falando que você precisa se tornar especialista no assunto, mas alguns pontos básicos já podem te direcionar. 

 

Por exemplo, como está a economia e estabilidade dos empregos? Isso é extremamente importante de se avaliar antes de contratar um financiamento imobiliário. 

 

Analisar os valores da taxa selic também pode ser um bom norteador para quem deseja comprar seu primeiro apartamento. E, claro, estude bem os valores do metro quadrado no local que deseja comprar e também as projeções de valorização para a região.  

 

E quando é a hora de investir no segundo apê?

 

O objetivo principal desse conteúdo era te mostrar dicas práticas e esclarecer as principais dúvidas na hora de comprar o primeiro apartamento.

 

Mas, se você já comprou o seu, como saber qual é o momento de investir no segundo apê? 

 

Tomar essa decisão pode ser algo bem complexo e trouxemos alguns pontos que podem te ajudar a definir com mais clareza se é ou não o momento de trocar de apartamento. 

 

A primeira coisa a se questionar é: o meu imóvel atual está atendendo às minhas necessidades?  

 

Muitas vezes, quando compramos nosso primeiro apartamento, moramos sozinhos ou apenas com uma pessoa (cônjuge, amigos ou parentes), mas após a compra seu cenário pode mudar completamente. 

 

Por exemplo, quem morava sozinho pode ter se casado, os casais podem ter tido filhos, e isso tudo pode fazer com que seu primeiro apartamento não atenda mais suas necessidades. 

 

Se você está passando por alguma dessas situações citadas, ou mesmo deseja morar em um local maior, melhor localizado, com mais facilidades, talvez seja o momento de fazer um upgrade e adquirir seu segundo apartamento.

 

Para isso, pode ser necessário vender/alugar seu primeiro imóvel ou mesmo fazer um novo planejamento financeiro levando em consideração as novas variáveis. 

 

Seu primeiro apartamento com a Embraplan 

 

Se você deseja comprar seu primeiro apartamento, a Embraplan está aqui para te ajudar! 

 

E o Residencial Terras Altas pode ser exatamente a opção que está procurando. 

 

Pois é o empreendimento ideal para quem busca seu primeiro imóvel, sejam jovens casais, famílias pequenas ou até mesmo para as pessoas que querem sua independência morando sozinhas. 

 

Situado no bairro Terra Rica em Piracicaba, o residencial está sendo construído sob o conceito de condomínio clube: inúmeras opções de lazer com infraestrutura equipada e decorada para proporcionar bem-estar e conforto. 

 

Destacamos alguns itens que atendem às necessidades dos mais diversos perfis de moradores, são eles: pista de cooper, quadra adulto e infantil, churrasqueiras, espaço fitness, playground, bosque, piscina, espaço gourmet, bicicletário e tantos outros. 

 

Este é apenas um de nossos empreendimentos, mas não para por aí! Temos uma gama diversificada de opções que atendem as mais diversas necessidades e momentos de vida. 

 

Se você quer comprar seu primeiro apartamento ou mesmo fazer o upgrade para um segundo apê, fale com nossos especialistas clicando aqui. Será um prazer te atender e ajudar neste importante momento! 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2022. Todos os direitos reservados.