Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
14/03/2022

Como é trabalhar em SP e morar no interior?

Como é trabalhar em SP e morar no interior?

O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia causada pelo coronavírus. Esse fato, sem dúvidas, mudou a realidade de todo o mundo. 

 

Permanecer tanto tempo dentro de casa fez as pessoas repensarem seu modo de vida, hábitos e costumes e uma boa parte começou a cogitar trabalhar em São Paulo e morar no interior.

 

De acordo com uma matéria do Infomoney, a procura por imóveis nas cidades com mais de 100 quilômetros de distância da capital subiu 340% nos 5 primeiros meses de 2020. 

 

A situação atualmente tem mudado e, embora ainda estejamos longe da chamada “normalidade”, o cenário já não é mais tão caótico e há esperança de superarmos a pandemia em breve.

 

Ainda assim, mudar para o interior continua sendo o desejo de muitas pessoas e, por isso, preparamos um conteúdo completo para você tirar seus planos do papel. 

 

Acompanhe a seguir como é trabalhar em SP e morar no interior. 

 

Como trabalhar em SP e morar no interior? 

 

Se antes o desejo de trabalhar em SP e morar no interior era barrado pela distância física, atualmente isso não é mais um problema para grande parte da população brasileira.

 

E isso se deu graças a implementação do home office (ou trabalho remoto) que foi impulsionada pela pandemia. 

 

Esse movimento iniciado em 2020 veio para ficar,de acordo com o que dizem algumas pesquisas realizadas.   

 

Sem a necessidade de estar presencialmente nos escritórios, para quem pretende realizar esse tipo de mudança não é mais preciso procurar um novo emprego.

 

É possível trabalhar em SP e morar no interior, remotamente. 

 

Para quem precisa estar presencialmente em alguns dias da semana, existe a possibilidade de contratar um serviço de transporte fretado

 

Com ele há comodidade e conforto, e o tempo de deslocamento (dependendo da cidade, claro), acaba sendo muito próximo do gasto por quem mora em zonas isoladas da própria capital.

 

Mas, para quem tem seu veículo próprio e não abre mão da independência, fazer o trajeto dirigindo também pode ser uma boa opção. Aqui cabe apenas calcular os valores de pedágios e combustível para se certificar de que vale mesmo a pena. 

 

6 vantagens de trabalhar em SP e morar no interior 

 

Agora que já te mostramos como é possível trabalhar em SP e morar no interior, vamos expor as 6 principais vantagens de realizar essa mudança.

 

Acompanhe!  

 

1. Menos estresse

 

O ritmo de vida nas principais cidades do interior é bem mais tranquilo do que o de São Paulo, isso porque não há aquela pressa característica da capital.

 

É verdade, também, que a oferta de serviços e entretenimento pode ser reduzida, mas isso depende muito da cidade que você escolher para morar e, pense que sempre há a possibilidade de fazer uma “visitinha” à São Paulo. 

 

2. Qualidade de vida

 

Estar em contato constante com a natureza vai aumentar (e muito) a sua qualidade de vida e também a de toda a sua família. 

 

Os índices de poluição das cidades do interior são consideravelmente menores se comparados aos de São Paulo, além de ter a possibilidade de ficar próximo de parques, áreas arborizadas, rios, cachoeiras e tantos outros elementos da natureza. 

 

3. Custos reduzidos

 

É fato que o custo de vida em São Paulo está entre os mais altos do país. E trabalhar em SP e morar no interior pode te fazer economizar uma boa quantia de dinheiro.

 

E isso tudo sem perder qualidade de vida, como já mencionamos no item anterior. 

 

Os imóveis do interior tendem a ser maiores, terem mais espaços de lazer, e com valores próximos ou até mesmo menores dos de São Paulo. Claro que isso tudo varia bastante de cidade para cidade.  

 

4. Segurança 

 

A criminalidade dos grandes centros é uma preocupação presente no dia a dia de todos os moradores. Não estamos falando que ela não exista em cidades do interior, existe! Mas é fato que os índices são muito reduzidos e, automaticamente, a segurança é maior nesses locais. 

 

5. Menos trânsito

 

Uma grande vantagem de trabalhar em SP e morar no interior é fugir do trânsito caótico da capital. 

 

Reduzir seu tempo de deslocamento diário vai te ajudar, inclusive, a viver uma vida com menos estresse e isso não tem preço. 

 

6. Trabalhar remotamente em grandes empresas 

 

Nesse ponto o trabalho remoto merece destaque, pois com essa nova possibilidade é possível morar no interior, mas sem deixar de trabalhar nas grandes empresas presentes na capital. 

 

Dentre as vantagens dessa opção, destacamos: os salários pagos em São Paulo costumam ser maiores e os custos de morar no interior menores, ou seja, só aí você já sairá ganhando.  

 

O que levar em consideração antes da mudança?

 

Sem dúvidas as vantagens que citamos acima são tentadoras para aqueles que já desejam trabalhar em SP e morar no interior, mas você pode estar se perguntando o que mais levar em consideração antes de decidir mudar.

 

E é exatamente sobre isso que falaremos agora!

 

Antes de mais nada é preciso se certificar que o modelo de trabalho da sua empresa não sofrerá alterações num futuro próximo. Assim você já consegue começar a se programar com mais propriedade. 

 

Além disso, estude todas as suas possibilidades de deslocamento na cidade ou mesmo quando precisar se locomover até a capital, assim fica mais fácil decidir. 

 

E, por fim, pesquise bem as opções de cidades para decidir qual delas se encaixa melhor nas suas necessidades e desejos atuais. 

 

Piracicaba: excelente opção para quem quer trabalhar em SP e morar no interior

 

Falando em pesquisar bem as cidades antes de optar por trabalhar em SP e morar no interior, temos uma opção que talvez possa te ajudar neste processo de decisão. Trata-se da cidade de Piracicaba

 

Com quase 410 mil habitantes, a cidade fica a apenas 155 km de São Paulo, ou seja, menos de 2 horas se considerarmos uma viagem de carro.  

 

Além disso, é praticamente vizinha da capital do interior paulista —  fica apenas a 70 km de distância de Campinas. Dessa forma, Piracicaba conta com todos os benefícios dessa proximidade sem perder o charme interiorano.

 

A cidade tem opções de lazer para todos os gostos e idades, conta com grandes empresas, boas escolas e universidades renomadas. 

 

→ Leia nosso artigo completo sobre as razões para morar em Piracicaba. Clique aqui para acessar

 

Por todas essas vantagens encontradas em Piracicaba, a Embraplan possui diversos empreendimentos em construção na cidade e eles podem ser uma excelente opção para quem deseja trabalhar em SP e morar no interior.

 

Converse com nossa equipe e saiba mais. Será um prazer atender você, clique aqui e tenha um atendimento personalizado. 

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2022. Todos os direitos reservados.