Fale com um consultor online:

MENU
30/07/2020

Por que morar em Piracicaba?

Mais de 400 mil pessoas atualmente optam por morar em Piracicaba que, em primeiro de agosto deste ano, completa 253 anos.

 

Orgulhosa da sua cultura caipira, a cidade cuida de seu patrimônio histórico e o transforma em opções de lazer e valorização para o seu povo, além de contar com mais qualidades importantes para quem pretende fixar endereço.

 

Morar em Piracicaba

Os diferenciais estão na educação, na densidade empresarial, no núcleo tecnológico e na sua beleza.

 

Praticamente vizinha da capital do interior paulista — apenas a 70 km de distância de Campinas —, Piracicaba conta com todos os benefícios dessa proximidade sem perder o charme interiorano.

 

Confira os tópicos a seguir para entender melhor cada um dos motivos que fazem com que tenhamos tanto orgulho de morar em Piracicaba.

 

Cidade Inteligente

Piracicaba é a 21ª cidade mais inteligente do Brasil de acordo com a edição de 2019 do Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido anualmente desde 2015 pela Urban Systems.

 

O levantamento avalia 70 indicadores para gerar as pontuações, considerando 11 temas diferentes, sendo: Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Educação, Empreendedorismo, Governança, Economia, Mobilidade, Energia, Saúde e Segurança.

 

Nesse levantamento é estudado os inúmeros fatores que contribuem para uma cidade atualizada, consciente e organizada frente aos desafios e demandas da sociedade atual.


Dessa forma, Piracicaba figura com destaque não só no Estado, mas como em território brasileiro, por razões que destacamos a seguir nos próximos tópicos.

 

Núcleo tecnológico

Piracicaba é um centro de inovação com protagonismo no ramo do agronegócio, o que é profundamente desenvolvido na cidade tanto no âmbito técnico, quanto acadêmico, de pesquisa e de cultivo.

 

A razão para todas essas qualidades passa, sem dúvida, por abrigar a Esalq, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, campus da USP (Universidade de São Paulo), focado em formar profissionais em Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, entre outros.

 

No entanto, essa não é a única instituição renomada de ensino da cidade, que também conta com campus da Unicamp, Anhembi Morumbi, Escola de Engenharia de Piracicaba, UNIMEP, entre outras instituições superiores.

 

Além disso, a cidade abriga o Vale do Piracicaba, ambiente que concentra dezenas de startups, aceleradoras, investidores tendo em vista o fomento de inovação!

 

Terra empreendedora

Morar em Piracicaba também é atrativo quando o assunto é trabalho, pois a cidade já atraiu dezenas de empresas de grande porte e multinacionais, bem como é um município que incentiva, articula e auxilia o empreendedorismo.

 

Instituições importantes como Sebrae, Senac, Senai, Associações Comerciais e Industriais têm unidade ativa na cidade, além da própria estrutura pública, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda.

 

Tais instituições contam com trabalhos diversos que vão do atendimento diário ao público, à programas e cursos de capacitação, além de eventos e palestras para networking e atualização.

 

Para todas as idades

Piracicaba atende a todas as fases da vida, desde as atividades lúdicas da infância — em áreas de lazer presentes por toda a cidade e espaços culturais e pontos turísticos com programação recorrente —, passa pelo desenvolvimento e sonhos dos jovens a partir de instituições de ensino e empresas inovadoras e, enfim, acolhe os seus idosos nas suas particularidades.

 

Conhecida como a 1ª Cidade Geriátrica do Brasil, a fama veio pelo trabalho pioneiro e estruturado no Lar dos Velhinhos, instituição fundada em 1906 e que, desde os anos 70, tem papel protagonista no seu processo de trabalho junto aos idosos.

 

Cultura interiorana

O povo piracicabano tem orgulho de sua cultura e seus patrimônios. O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, por exemplo, abrigado no Estádio Municipal Barão da Serra Negra — localizado em área privilegiada da cidade — é um desses exemplos.

 

Há também a Rua do Porto, que além de propagar a gastronomia local, tem papel histórico preservado com suas construções ribeirinhas que continuam em uso e dá ampla visão de outro ambiente muito frequentado e amado pela população: o Engenho Central de Piracicaba.

 

Como esses, há muitos espaços na cidade. Eles não apenas fazem a fama do município, como também estão presentes na rotina daqueles que optam por morar em Piracicaba, mostrando o lado saudosista e tranquilo da população.

 

Escolha seu endereço

Após esse tour pelas principais qualidades da cidade, a dúvida deve pairar em escolher o seu próprio lar, em saber como escolher o apartamento perfeito para você em Piracicaba.

 

Essas questões devem considerar as características, as preferências e as necessidades de cada um dos membros da sua família.

 

Para quem vem de fora, ter acesso às rodovias e contar com o sossego de um bairro residencial podem ser alguns dos pontos principais.

 

Já aos que têm família formada, o lazer variado e a segurança sempre pesam mais na escolha. E quem gosta de se cuidar e curtir os amigos, ambientes de bem-estar e confraternização sempre são uma demanda.

 

Para esses perfis, a cidade tem o residencial Terras Altas, empreendimento em construção, que é a solução para os planos de médio a longo prazo, já que tem a possibilidade de financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

 

Com mais de 20 mil metros quadrados de terreno, quatro torres (todas com elevador) e opções de planta de 2 dorms, com cozinha americana, varanda e suíte, os apartamentos oferecem diferenciais exclusivos, como aquecedor a gás, possibilidade de três pontos de ar condicionado e acabamento superior.  A área comum possui um complexo de lazer que conta com bosque, piscinas (adulto, infantil e com raia), quadras, fitness e espaços gourmet.  Os diversos diferenciais, tornam o Terras Altas um empreendimento quase sem concorrentes – e a um preço que surpreende.

 

Acesse agora a página desse próximo lançamento e conheça tudo o que poderá desfrutar no Terras Altas ao escolher morar em Piracicaba!

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2020. Todos os direitos reservados.