Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
05/07/2021

Como ganhar espaço em um apartamento pequeno?

Como ganhar espaço em um apartamento pequeno?

Este texto é a continuação da nossa série de artigos em nosso blog, falamos sobre as  5 dicas para apartamento pequenos e também do 4 dicas infalíveis para decorar um apartamento pequeno.

Neste terceiro artigo vamos ajuda-los a otimizar os espaços gastando o mínimo possível. Então venha conosco e confira as nossas dicas.

Muitas pessoas que adquirem apartamentos ficam na dúvida de como é possível aproveitar os espaços dos ambientes e decorá-los para ter lar um aconchegante.

Também compreendemos que quem adquire esse tipo de moradia possui um orçamento limitado para contratar projetistas, fazer móveis planejados, comprar objetos decorativos etc. Por isso elencamos 5 tópicos:

  • Organização
  • Aproveitamento dos espaços
  • Iluminação
  • Móveis planejados
  • Conceito aberto

 

Organização

Quando fazemos uma mudança, vemos o quanto de “tranqueiras” que temos e não usamos. Estão apenas tomando espaço, dificultando a organização dos ambientes.

Sabemos que isso varia de cada pessoa, mas já parou para pensar na necessidade de ter muitas louças na cozinha, copos que você guarda para ocasiões especiais e sabe que nunca utilizará, roupas de cama no guarda-roupa pegando mofo ou até mesmo aquele móvel enorme que você não desapega de jeito nenhum.

Por isso o primeiro passo é desapegar, um ambiente com muita coisa espalhada passa a impressão do apartamento ser menor do que realmente é.

Então garanta que tudo esteja organizado, cada coisa guardada em seu devido lugar. Por isso utilize móveis multiusos como armários com gavetas e prateleiras, guarda-roupas modulado, ou camas com compartimentos para guardar malas, roupas de cama e outros utensílios.

 

Aproveite os espaços

Um apartamento pequeno com decorações simples e com paredes de cores claras são excelentes escolhas. E por falar em paredes, utilize-as, maximize o seu espaço utilizando prateleiras para colocar seus livros, porta-retratos e outros objetos com valor sentimental.

Ficará lindo caso consiga fazer isso na sala, e que tal uma prateleira na mesma cor do sofá? Aliás, o recomendado é que os móveis tenham a mesma cor da parede. Na cozinha também é possível deixar seus utensílios pendurados em ganchos e barra tubulares.

Utilize cestos e caixas organizadoras de vários tamanhos, pois você consegue posicioná-los em diversos lugares do apartamento, por exemplo, no final do corredor, nas prateleiras, nos móveis modulares, são infinidade de opções.

 

Iluminação

O ambiente bem iluminado passa a sensação de ser maior. Por isso utilize cores claras, principalmente branca, estas tonalidades fazem o ambiente refletir mais a luz diurna e, também, a luz artificial.

Outro ponto importante é evitar a utilização das mesmas lâmpadas em todos os cômodos do apartamento, banheiro e áreas de serviço é indicado luz fria, já em quarto e sala opte pela luz quente.  

 

Móveis planejados

Vimos que você não precisa colocar no apartamento inteiro móveis planejados, mas caso tenha disponibilidade financeira, escolha um cômodo que deseja planejar, sala, cozinha, quarto.

Para quem não sabe, o projetista vai até ao seu apartamento a fim de realizar a medição dos espaços para fazer os móveis sob medidas, além disso você tem inúmeras opções de escolha dos móveis.

Vale a pena ir em diversas lojas para fazer orçamento, existem empresas pequenas, no qual eles mesmos planejam e produzem os móveis, são materiais de qualidade e com menor custo.

 

Conceito aberto ou reforma

Você está disposto a quebrar uma parede ou fazer uma de dry-wall? A integração entre áreas sociais do apartamento decorado ajuda a aumentar o espaço, por exemplo, a cozinha americana ou cozinha integrada, também há a possibilidade para utilização do dry-wall, muito comum para fazer closets e deixar o ambiente mais organizado.

Caso o seu apartamento tenha já tenha ambientes integrados, procure utilizar as mesmas cores para passar uma impressão de continuidade e amplitude, também utilize os mesmos pisos, optando por cores neutras.

 

Enfim, depois de todas essas dicas, esperamos que você esteja com várias ideias para pôr em prática e deixar o seu lar mais aconchegante. Nós, da Embraplan, temos apartamentos decorados que podem ajudá-lo nessa empreitada. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2021. Todos os direitos reservados.