Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
07/10/2022

Quanto preciso dar de entrada para comprar um apartamento?

Quanto preciso dar de entrada para comprar um apartamento?

Quem deseja comprar um imóvel para chamar de seu se depara com um questionamento importante: “quanto precisa dar de entrada para comprar um apartamento”?

 

Com essa informação em mente, vai ser muito mais fácil montar um planejamento financeiro completo para tornar seu sonho realidade: ter sua casa própria

 

Continue a leitura e confira:

 

- Quanto precisa dar de entrada para comprar um apartamento?

- É possível financiar um apartamento sem entrada?

- O FGTS pode ser usado como entrada?

- 6 dicas para conseguir o valor da entrada

- Bônus: veja como escolher o seu apartamento

 

Quanto precisa dar de entrada para comprar um apartamento?

 

 

Primeiro de tudo é importante deixar claro que a resposta para a pergunta: “quanto precisa dar de entrada para comprar um apartamento?”, varia dependendo de alguns fatores. 

 

O primeiro deles é a sua renda mensal. Tendo em vista que a maioria das instituições financeiras só aprovam parcelas de financiamento que comprometam no máximo 30% da renda mensal familiar, o valor final do crédito e a entrada vão variar de pessoa para pessoa.  

 

Falamos lá no início que a resposta para a pergunta varia e é verdade. Mas, via de regra, os bancos financiam 80% do valor dos imóveis e isso quer dizer que você precisará dar como entrada os 20% restantes

 

Supondo que o apartamento que você deseja comprar custe R$200.000,00. Seguindo a lógica acima, você precisaria dar como entrada para a construtora R$40.000,00.

 

Dependendo das condições da compra, se o imóvel já estiver pronto ou ainda na planta, essa entrada pode ser facilitada em prestações mensais pela própria construtora. 

 

Vamos falar mais sobre esses detalhes que podem fazer a diferença e te ajudar a comprar seu apartamento.

 

Quanto precisa dar de entrada para comprar um apartamento pela Caixa?

 

No item anterior falamos de uma maneira mais genérica, mas você pode estar se perguntando: “quanto precisa dar de entrada para comprar um apartamento pela Caixa?”. 

 

As condições são as mesmas ou o cenário muda? E é exatamente sobre isso que vamos falar a seguir. 

 

A Caixa é reconhecida pela concessão de financiamentos populares que facilitam o acesso de famílias de baixa renda à casa própria. Mas ainda assim é necessário dispor de um valor de entrada. 

 

O banco possui algumas linhas de crédito em que o valor mínimo de entrada é de 10% do imóvel. E disponibiliza em seu site simuladores para que as pessoas consigam entender e formatar alguns cenários. 

 

Neste simulador é possível acessar todas as linhas de crédito (incluindo o Casa Verde e Amarela) e verificar o prazo do financiamento, cota financiada, valor de entrada, subsídio etc. 

 

→ Leia também: Programa Casa Verde e Amarela: confira as mudanças em 2022

 

É possível financiar um apartamento sem entrada?

 

 

Como falamos acima, o mínimo necessário para conseguir financiamento é dando 10% do valor do imóvel como entrada, mas isso varia entre as instituições financeiras. Vale ressaltar que quanto maior a entrada, os juros do financiamento tendem a diminuir.

 

Na verdade, quanto maior a entrada, maiores são as chances de conseguir a aprovação do crédito. Mas, para toda regra, existem exceções e não seria diferente neste caso. 

 

Portanto, vamos listar algumas possibilidades de fazer um financiamento sem dar entrada. Confira.

 

1. Financiando diretamente com a construtora: nessa modalidade é possível financiar sem dar entrada, mas normalmente é necessário que a pessoa tenha um saldo de FGTS suficiente para cobrir os 20% do valor do imóvel.

 

2. Algumas faixas de renda do Casa Verde e Amarela: os beneficiários da faixa 1 podem ter essa facilidade, mas não é uma garantia. 

 

3. Programa Habite Seguro: recentemente o governo lançou esse programa que é destinado aos policiais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e  papiloscopistas, e é permitida a compra sem entrada para algumas faixas de renda específicas.

 

O FGTS pode ser usado como entrada?

 

 

Pode sim, muita gente não sabe disso, mas desde que seja a aquisição de seu primeiro imóvel é possível utilizar o saldo do FGTS como entrada, pagar prestações ou mesmo amortizar o saldo devedor do financiamento. 

Entretanto, isso só é uma possibilidade se a compra/financiamento ocorrer pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e deve-se seguir alguns critérios.

 

Segundo o site da Caixa, é preciso seguir as seguintes condições: 

 

- Possuir 03 (três) anos de trabalho sob regime do FGTS;

- Não ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional;

- Não ser proprietário, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana.

 

6 dicas para conseguir o valor da entrada

 

Se você chegou até aqui, sem dúvidas já entendeu quanto precisa dar de entrada para comprar um apartamento, mas pode estar se perguntando como fazer para conseguir o montante.

 

Se esse é o seu caso, continue a leitura pois daremos algumas dicas práticas que vão te ajudar nessa jornada. 

 

1. Planejamento financeiro é tudo 

 

Para viabilizar o sonho da casa própria, um bom planejamento e organização financeira é fundamental. Coloque no papel ou em uma planilha todos os seus gastos mensais e também sua receita, ou seja, o valor que ganha mensalmente.

 

Veja quanto poderá ser destinado à compra de seu imóvel e, principalmente, para a entrada. 

 

2. Encontre maneiras de economizar 

 

Uma outra estratégia que pode te ajudar é cortar os gastos desnecessários, passando um pente fino nas suas despesas mensais. 

 

Ao colocar seus gastos no papel, será mais fácil identificar aqueles que podem ser cortados. Por exemplo, o plano de telefone que não usa nem a metade? Vale ligar na sua operadora para reduzir. Esse é apenas um exemplo, pense com calma que vai encontrar diversas outras possibilidades. 

 

3. Venda alguns bens 

 

Isso quer dizer que você precisa vender tudo que já possui? A resposta é “não”. Mas, quando ter a casa própria é um sonho você pode abrir mão de algumas comodidades no curto prazo pensando no futuro. 

 

Estamos querendo dizer que, se você tem um carro atualmente, pode ser interessante vendê-lo para usar o valor como a entrada de seu imóvel. Isso vai acelerar bastante o processo. 

 

4. Pense em opções de renda extra

 

Se ainda assim não for possível pagar o valor da entrada, pense em opções para faturar uma renda extra.

 

Hoje, é possível encontrar muitas possibilidades para ganhar um dinheiro extra no final do mês, tudo depende de suas habilidades. Destacamos algumas a seguir:

 

- Ser motorista de aplicativos;

- Vender doces e salgados preparados por você;

- Dar aulas particulares;

- Alugar uma vaga de garagem;

- Vender artesanato;

- Pegar um freela relacionado ao seu trabalho.  

 

5. Cogite comprar um imóvel na planta 

 

Para quem não tem tanta urgência em se mudar, comprar imóvel na planta pode ser a solução perfeita e vamos te mostrar os motivos dessa afirmação.

 

Primeiro de tudo, ao comprar um apartamento na planta, você tem a possibilidade de parcelar o valor de entrada e ter um tempo razoável para pagá-la.

 

Isso facilita e muito a vida de quem está pensando em comprar a casa própria, mas não dispõe de muitos recursos para pagar a entrada no ato. 

 

Além disso, você terá mais tempo para se planejar financeiramente com relação aos demais gastos envolvidos no processo de compra de um imóvel e até mesmo com os detalhes mais práticos da mudança. 

 

→ Leia também: Vantagens de comprar um imóvel na planta

 

6. Use seu FGTS

 

Como falamos acima, o FGTS pode ser a solução para quem deseja comprar um apartamento, mas não dispõe da quantia necessária para dar como entrada. 

 

Só lembre-se de ficar de olho nos critérios estabelecidos pela Caixa para ter certeza de que a utilização desse recurso se aplica mesmo ao seu caso.

 

Bônus: veja como escolher o seu apartamento

 

 

Agora que você já sabe quanto precisa dar de entrada para comprar um apartamento e conferiu nossas dicas práticas para conseguir o valor, só falta escolher o imóvel ideal para você e sua família. 

 

E é claro que a Embraplan está disponível para te ajudar, pois sabemos que essa escolha é difícil e requer uma série de pesquisas e análises. 

 

Primeiro de tudo, você precisa pensar em uma localização que faça mais sentido para você e deve decidir se prefere um imóvel já pronto ou na planta. Como falamos, os imóveis na planta possuem a vantagem do prazo de pagamento e diluição da entrada. 

 

Após isso, você precisa escolher um empreendimento e a Embraplan tem sempre uma opção de imóvel que atende às suas necessidades e cabe no seu bolso. 

 

Converse com nossos especialistas e confira de perto todas essas opções! Fale conosco clicando aqui, será um prazer te atender e ajudar neste importante momento! 

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.