Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
20/10/2020

O que é e como usar FGTS para comprar um imóvel?

O que é e como usar FGTS para comprar um imóvel?

Comprar um apartamento próprio é o sonho de vida de muitas pessoas. E não é para menos! Essa é uma conquista que pode ser vista como a garantia de um futuro tranquilo, sem as preocupações de quem paga aluguel.

No entanto, algo que nem todo mundo sabe, é que o FGTS pode tornar esse sonho realidade. Isso mesmo! O fundo de garantia retido pode ser de grande ajuda na hora de comprar o seu imóvel dos sonhos.

Afinal, às vezes mesmo trabalhando muito, a tarefa de guardar dinheiro para fazer essa compra à vista parece ser praticamente impossível. Nessas horas, encontrar um empréstimo bancário que caiba no orçamento também não é fácil, o que faz com que muitos permaneçam presos aos contratos de aluguel, desembolsando altos valores por algo que não será efetivamente seu.

Porém, o FGTS é uma alternativa que pode viabilizar seus planos de comprar um apartamento próprio! Então, que tal entender melhor sobre como usar seu FGTS para comprar um imóvel? Continue acompanhando a matéria!

Para quem deseja comprar um imóvel, o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.

Mas, antes de mais nada, é bom entender direitinho o que é esse recurso. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é formado por valores depositados pelos empregadores em contas específicas na Caixa Econômica Federal. O montante, que é depositado mensalmente e corresponde aos vencimentos em folha, é do trabalhador.

Um dos objetivos desse benefício, portanto, é funcionar como uma reserva para o trabalhador, a fim de resguardá-lo em casos de emergência. E quando você sentir que é o momento de abandonar o aluguel e ter o seu próprio cantinho, poderá utilizar essa reserva.

 

No entanto, existem algumas regrinhas:

• Ter trabalhado pelo menos 3 anos sob o regime do FGTS — ou seja, de carteira assinada;

• Não ser proprietário de imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do território brasileiro;

• Não possuir imóvel residencial no município onde pretende comprar a propriedade;

• Trabalhar ou morar no município em que fica o imóvel que se pretende adquirir com o FGTS;

• Para pagamento de financiamento, é preciso estar com as parcelas da negociação em dia.

 

Existem também alguns requisitos relacionados ao imóvel que será adquirido:

• O imóvel deve ser destinado à moradia do titular;

• A situação do imóvel deve estar regular junto a todos os órgãos competentes.

A intermediação da compra do imóvel, por sua vez, pode ser feita por qualquer instituição financeira.

Utilizar os recursos do FGTS para a aquisição de um imóvel próprio é mais interessante do que manter o dinheiro depositado na conta. Afinal, mesmo o valor sendo reajustado mensalmente, os rendimentos são inferiores aos impactos da inflação. Ou seja, aplicar esses valores em um imóvel é uma excelente maneira de evitar a desvalorização do dinheiro e ainda realizar os seus sonhos.

Tem alguma dúvida em relação a utilização do FGTS para adquirir o seu apartamento próprio? Entre em contato conosco!

Embraplan Engenharia 2021. Todos os direitos reservados.