Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
20/01/2023

MUCAPP e Embraplan: uma parceria de sucesso para Piracicaba

MUCAPP e Embraplan: uma parceria de sucesso para Piracicaba

Nós falamos muito aqui no blog sobre realizar o sonho de ter a casa própria e do quanto isso é importante para os brasileiros. Mas e quando a pessoa tem uma moradia, mas ela está em condições precárias?

 

É fato que grande parte da população do país vive em condições subumanas, mas em Piracicaba, a Ivani Fava Neves resolveu fazer a diferença trazendo habitação popular digna para os mais necessitados. 

 

Ela faz isso há muito tempo, desde que fundou, em 1993, a MUCAPP (Associação Pró-Mutirão da Casa Popular de Piracicaba). E é sobre essa ONG que vamos falar no texto de hoje, continue a leitura para conhecer este importante trabalho. 

 

O que é a MUCAPP? 

 

A MUCAPP (Associação Pró-Mutirão da Casa Popular de Piracicaba), foi fundada no dia 13 de outubro de 1993 por iniciativa da assistente social Ivani Fava Neves com objetivo de construir casas de alvenarias no lugar de habitações precárias. 

 

A ONG teve sua primeira atuação no bairro Jardim Vitória e ocorreu em parceria com a EMDHAP (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba). Após as construções, a prefeitura fez a pavimentação e melhorias na infraestrutura do bairro. 

 

Ao longo de sua trajetória, Ivani foi diversas vezes desencorajada de seguir com a ONG, mas sua obstinação trouxe dignidade à diversas famílias e tem mudado o perfil da periferia de Piracicaba

 

A ONG é 100% voluntária e ao longo desses 29 anos já construiu 540 casas populares em diversos bairros de Piracicaba, o que dá uma média de 18 residências por ano de atuação da instituição. 

 

Geralmente as casas possuem 50 m² e contam com dois ou três dormitórios, sala, cozinha e banheiro. 

 

Os principais objetivos da MUCAPP são:

 

• Incentivar a construção de moradias populares por meio de mutirão, autoconstrução e/ou empreitada, para atendimento de famílias em situação precária de moradia na cidade de Piracicaba;

• Arrecadar fundos materiais e recrutar mão de obra voluntária para a construção de casas populares, realizando a administração e a fiscalização dos recursos. 

 

Como funciona? 

 

Como mencionamos, a atuação da MUCAPP na cidade de Piracicaba funciona de maneira 100% voluntária e cada um realiza suas atividades com recursos próprios. 

 

Todos os trabalhos administrativos e o acompanhamento da construção das casas é realizado pelos voluntários, de acordo com o âmbito de atuação profissional e/ou afinidades deles.

 

Dentre os trabalhos realizados, destacamos:

 

• Construção, reforma e ampliação das casas;

• Elaboração das plantas de acordo com o terreno e necessidades da família;

• Recrutamento de voluntários; 

• Compra de materiais de construção;

• Contabilidade e controle de caixa;

• Recebimento de mensalidades;

• Pagamento de notas fiscais;

• Contato com os beneficiados. 

 

E as unidades costumam ser construídas através de 4 formatos, são eles:

 

1. Autoconstrução;

2. Mutirão entre familiares, amigos e futuros beneficiados;

3. Pedreiros contratados pela MUCAPP;

4. Microempreendedor Individual.

 

O que é necessário para participar do projeto? 

 

Para serem beneficiadas pelo projeto, as famílias precisam cumprir alguns critérios. Além disso, elas são selecionadas através de algumas visitas feitas pela ONG. 

 

Benefícios que a MUCAPP traz para Piracicaba

 

Se você chegou até aqui, entendeu o quanto a MUCAPP agrega para a população de Piracicaba, certo? Mas vamos ressaltar ainda mais os benefícios deste renomado projeto. 

 

Confira abaixo alguns dos benefícios que a MUCAPP traz para a cidade:

 

• Colabora com o poder público, promovendo a substituição de moradias precárias por casas de alvenaria. Somente em áreas regulares ou que estejam dentro dos planos e princípios do planejamento urbano municipal;

• Traz dignidade para famílias que antes da atuação da ONG, viviam em situações precárias de moradia; 

• Mantém a família no seu local de moradia, preservando as suas relações de vizinhança e organização econômica;

• Trabalha em sistema de mutirão através do recrutamento de mão de obra voluntária, mantendo os custos baixos e motivando a formação de comunidades solidárias.

 

MUCAPP e Embraplan 

 

A MUCAPP arrecada seus recursos da seguinte forma:

• 60% da contribuição vêm de 450 associados (média de R$ 50,00 por mês);

• 30% dos próprios beneficiados;

• 10% através de doações esporádicas (eventos, empresas e aniversários). 

Essas receitas juntas possibilitam a construção de 1,7 casa por mês, no valor médio de R$20.000,00.

 

E a Embraplan, tem uma preocupação genuína com o desenvolvimento humano, meio ambiente e bem-estar social e acredita que isso é indispensável para um crescimento equilibrado e com responsabilidade.

 

Dessa forma trabalha para que as suas ações também façam a diferença na vida dos colaboradores e da sociedade, apoiando diversos programas e instituições. Portanto, não poderia deixar de contribuir financeiramente com as ações da MUCAPP.   

 

Contribuímos mensalmente com a ONG e nosso apoio garante a construção/reforma completa de uma residência a cada 8 meses. Dessa forma, ajudamos diretamente a MUCAPP e também a população piracicabana. 

 

Gostaríamos de te fazer um convite: junte-se à MUCAPP você também! Faça a diferença na vida de uma família e se junte aos voluntários desta importante instituição. 

Você pode contribuir financeiramente, doando móveis, materiais de construção ou mesmo doando seu tempo. Escolha a melhor forma e comece agora mesmo! Clique aqui e acesse o site da MUCAPP para saber mais! 

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.