Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
14/02/2022

Comprovante de renda autônomo: conheça 5 opções

Comprovante de renda autônomo: conheça 5 opções

Você é autônomo e não sabe como comprovar renda para comprar um imóvel? Então está no lugar certo, preparamos um conteúdo completo. Confira! 

 

Comprovar renda pode ser necessário em casos de financiamento, contratação de alguns serviços ou mesmo para abrir uma conta em banco. 

 

Para os trabalhadores autônomos, ou seja, aqueles que não possuem um trabalho com contrato CLT, pode parecer ser mais difícil comprovar renda. 

 

Mas isso é apenas uma impressão. Se para os trabalhadores “formais” existe a opção de apresentar os holerites, nos casos dos “informais” há algumas opções de comprovante de renda autônomo.

 

Acompanhe o texto e conheça todas elas.

 

O que é um comprovante de renda autônomo e para que serve?

 

Muitas pessoas não entendem bem o que é um comprovante de renda e sua utilidade, por isso, vamos começar explicando justamente este ponto. 

 

De maneira resumida, o comprovante de renda é um documento que prova para uma empresa (ou para uma outra pessoa) os seus rendimentos mensais, ou seja, quanto você ganha todos os mesmo. 

 

E isso pode ser necessário principalmente para as instituições financeiras aprovarem algum tipo de crédito para você: seja um empréstimo ou um financiamento. 

 

Comprovante de renda autônomo: conheça 5 opções 

 

Como falamos acima, existem algumas opções que servem como comprovante de renda autônomo. Vamos falar delas a seguir.

 

      1. Extrato bancário 

 

Para quem possui uma conta corrente, o extrato bancário é, sem dúvidas, a opção mais fácil para comprovante de renda autônomo.

 

Mas é importante se atentar a alguns detalhes antes de usar essa opção:

 

  • Normalmente é solicitado um extrato dos últimos 6 meses;
  • Concentre todas as suas movimentações bancárias em apenas uma conta, assim fica mais fácil de comprovar sua renda real;
  • Não use os extratos obtidos nos caixas eletrônicos, eles normalmente não são aceitos. Solicite ao seu gerente ou imprima diretamente da internet.

 

      2. Declaração de imposto de renda  

 

A declaração do imposto de renda é, também, uma forma oficial de comprovante de renda autônomo. Porém, por abranger um período longo em que muitas coisas podem ter mudado, às vezes um extrato bancário pode ser solicitado em conjunto. 

 

Atenção → boa parte dos trabalhadores autônomos são isentos de declarar o imposto de renda, mas recomendamos que você faça mesmo assim, pois isso te ajuda na hora de declarar sua renda. 

 

      3. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) 

 

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) costuma ser emitida por um contador e é considerada o documento oficial para declaração de renda dos trabalhadores autônomos e/ou informais. 

 

Para que o profissional emita o documento é preciso que você reúna extratos bancários e sua declaração de imposto de renda mais recente. 

 

      4. Recibos dos serviços prestados 

 

Os recibos emitidos pelos serviços prestados também contam como forma de comprovar renda sendo autônomo. Nesse caso, o ideal é que estejam sempre assinados por ambas as partes, ou seja, o contratante e o prestador do serviço.

 

Existe ainda o Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), que funciona como um recibo para os trabalhadores autônomos que não possuem um CNPJ cadastrado garantindo e formalizando as relações temporárias de trabalho. 

 

Dessa maneira o prestador de serviços pode recolher seus impostos e os contratantes têm mais liberdade para contratar serviços eventuais com mais economia. 

 

Para a sua emissão não é necessário fazer a instalação de nenhum software, pode ser feito manualmente, basta seguir um modelo e calcular antecipadamente os valores de impostos a serem recolhidos.  

 

      5. (Microempreendedor Individual)

 

O trabalhador que já formalizou suas atividades através do MEI, pode comprovar renda usando a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional do Microempreendedor Individual.   

 

Ela deve ser enviada à Receita Federal todos os anos e informa o valor de faturamento bruto do microempreendedor no ano anterior. 

 

Como facilitar o comprovante de renda autônomo? 

 

Agora que você já entendeu quais são suas opções para comprovar renda sendo um trabalhador autônomo, vamos dar algumas dicas que facilitarão o seu processo de comprovação ao solicitar, por exemplo, um financiamento imobiliário.

 

Abra um conta corrente 

 

Caso ainda não tenha uma conta corrente em nenhum banco, providencie o mais rápido possível. De preferência uma conta PJ (Pessoa Jurídica) para separar os seus rendimentos dos gastos pessoais.

 

Esse processo é necessário, inclusive, para que consiga seu financiamento imobiliário.

 

Formalize seu negócio 

 

Formalizar sua atividade laborativa é uma das principais formas de facilitar o comprovante de renda autônomo. Mas não é só isso, se cadastrando como MEI (Microempreendedor Individual) você garante alguns benefícios como: auxílio doença, auxílio maternidade e até aposentadoria. 

 

O processo é bem simples e pode ser feito integralmente pela internet. Basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir as orientações. 

 

Mantenha-se longe das dívidas e regularize seu CPF  

 

Não deixar dívidas pendentes é uma das formas de garantir que seu CPF se mantenha regularizado junto à Receita Federal. 

 

Com seu “nome limpo” fica muito mais fácil conseguir a aprovação de seu financiamento imobiliário. 

 

Outra coisa interessante é pedir a inserção de seu CPF no Cadastro Positivo. Assim, caso pague suas contas em dia, terá a fama de bom pagador e isso conta muito a seu favor. 

 

É possível financiar imóveis sendo autônomo? 

 

Esse é um dos principais questionamentos quando se trata dos trabalhadores informais e a resposta é “sim”! É possível financiar imóveis sendo autônomo.

 

Você já viu ao longo do texto as opções que o trabalhador autônomo tem para comprovar sua renda ao solicitar um financiamento imobiliário. Viu também as formas de facilitar essa comprovação. 

 

E nós, da Embraplan, estamos aqui justamente para facilitar esse processo.  

 

Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre como funcionam as opções de financiamento e compra de um imóvel, entre em contato com nossos especialistas clicando aqui. Será um prazer atender você! 

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.