Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
05/11/2020

Passo a passo para comprar o primeiro imóvel

Passo a passo para comprar o primeiro imóvel

Ter o primeiro imóvel é o sonho de muita gente que quer abandonar o aluguel e finalmente viver em um lugar para chamar de “seu”. Ou seja, quem deseja ter mais estabilidade e deseja um futuro tranquilo para a família, provavelmente está em busca do sonho de ter o próprio imóvel.

Porém, às vezes, o que falta é conseguir se organizar melhor, buscar mais informação e se planejar financeiramente para que esse grande sonho, não se torne um pesadelo.  

Por isso, a matéria de hoje é para quem quer comprar o primeiro imóvel, mas sempre acaba se deparando com uma série de questões que dificultam a aquisição do novo lar. E, geralmente, os principais problemas são financeiros.

As questões “Quanto preciso para comprar um imóvel?”, “Como posso pagá-lo?”, “Como economizar no dia a dia para alcançar meu objetivo?”, são os maiores dilemas que aparecem na hora de comprar o imóvel. Porém, tenha calma! Pois o lado bom é que com planejamento e disciplina é possível adquirir o seu primeiro imóvel e deixar de lado dores de cabeça e preocupações.

Confira algumas dicas de como fazer um planejamento financeiro para comprar o primeiro imóvel:

 

1. Controle financeiro

O primeiro passo fazer uma análise da sua atual situação financeira. Para isso, comece a anotar todas as suas receitas e despesas e identifique de onde vem o dinheiro e como ele está sendo gasto. Anote tudo, sem exceção! Dessa forma você vai conseguir ver como tem fechado o mês: no positivo ou no vermelho.

Você precisa saber também quanto gasta com tudo: comida, moradia, transporte, lazer, etc. Com tudo isso anotado, você vai identificar como tem gastado seu dinheiro, e aí fica bem mais fácil cortar despesas e economizar para comprar o seu primeiro imóvel.

 

2. Poupança

Você já tem o hábito de poupar dinheiro mensalmente?

Quem quer comprar um imóvel tem que saber poupar, seja para ter dinheiro na hora de dar uma entrada ou para quitar prestações de financiamento.

Ou seja, poupar é regra de ouro para adquirir o primeiro imóvel! Separe, no mínimo, 10% do seu salário todo mês para a poupança. Não deixe para poupar apenas o que sobrar depois de pagar as contas.

 

3. Dívidas

Antes de tomar uma decisão importante como comprar o primeiro imóvel, é importante avaliar como estão as suas dívidas. Busque quitá-las antes de entrar em um financiamento.

A melhor forma de fazer isso é renegociando com credores os valores e prazos das suas dívidas. Analise quanto você pode separar mensalmente para pagar as dívidas, renegocie de acordo com suas condições e tente quitá-las o mais rápido possível. Uma boa opção é pagar as pequenas dívidas primeiro e depois as maiores.

 

4. Economiza e reduzir gastos

Para conseguir cumprir todos os seus compromissos financeiros e ainda comprar seu imóvel, é necessário economizar. Uma dica é mudar alguns hábitos em casa para diminuir nas contas de água e luz, por exemplo.

Além disso, ao fazer as anotações de gastos, é possível saber o que precisa realmente ser reduzido com urgência.

 

5. Traçar metas

Se o objetivo final é comprar o primeiro imóvel, para chegar lá, muitas vezes, é necessário traçar metas que ajudem a manter a disciplina e foco na hora de economizar e reduzir as despesas.

Estabeleça metas de economia em diferentes períodos, como por exemplo: economizar R$ 100,00 no mês nas contas de casa e R$ 1.000,00 durante o ano.

 

6. Atenção com as prestações

Antes de assumir uma nova dívida, faça as contas e avalie quanto você poderá, mensalmente, destinar do seu salário para o pagamento das prestações sem comprometer seus outros compromissos.

Lembre-se: geralmente, os financiamentos podem representar até 30% da renda mensal. Valores acima disso tendem a complicar as contas do mês e gerar outras dívidas.

 

7. Aumentar a renda

Economizar e planejar é importante, mas aumentar a renda é fundamental! O que isso quer dizer? Que existem possibilidades de investimentos financeiros, com baixo risco de investimento e rendimento significativo, e que também é possível realizar atividades extras para além do trabalho principal para aumentar o ganho mensal.

 

Seguindo esses passos é possível se organizar para realizar o sonho do primeiro imóvel. Ainda está com alguma dúvida sobre como concretizá-lo? Entre em contato conosco!

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2021. Todos os direitos reservados.