Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
14/03/2022

Entrevista de financiamento Caixa: saiba como se preparar

Entrevista de financiamento Caixa: saiba como se preparar

A compra de um imóvel envolve uma série de passos e para quem não possui experiência no assunto, nem sempre essa é uma tarefa fácil.

 

Ao solicitar um financiamento imobiliário, a entrevista de financiamento Caixa é uma etapa que pode gerar diversas dúvidas.

 

"O que eu preciso levar? O que irão me perguntar? Meu financiamento pode ser reprovado?" e tantos outros questionamentos.

 

Por isso, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber antes de ir para a entrevista de financiamento Caixa.

 

O que é a entrevista de financiamento Caixa? 

 

A entrevista de financiamento Caixa é o momento em que o cliente vai conversar com o gerente do banco.

 

Antes disso, toda a documentação já deve ter sido enviada pelo correspondente bancário (de maneira geral isso ocorre em parceria com a própria construtora) e o crédito já está pré-aprovado. 

 

Porém, entre o envio dos documentos e a assinatura do contrato de financiamento é necessário passar pela entrevista de financiamento Caixa

 

Para que serve a entrevista de financiamento Caixa?

 

Essa etapa serve justamente para que o banco confirme as informações fornecidas antes da pré-aprovação do crédito. 

 

Ela é fundamental para que a instituição financeira tenha certeza quanto a veracidade das informações fornecidas e aumente a sua segurança ao conceder o crédito a um determinado cliente.  

 

Ao solicitar um financiamento, você precisará encaminhar ao banco seus documentos pessoais, comprovante de endereço e, principalmente, informações e documentos que comprovem sua renda mensal.

 

No momento da entrevista, você apenas precisará reconfirmar essas informações durante a conversa.

 

Embora gere bastante tensão, este costuma ser um momento bastante tranquilo. O gerente do banco apenas conduzirá uma conversa, afinal, também é de interesse da instituição financeira conceder o empréstimo. 

 

Quais perguntas serão feitas na entrevista de financiamento Caixa?

 

Agora listamos algumas das principais perguntas que costumam ser feitas nessa etapa do processo, assim você já pode se preparar previamente. 

 

De maneira geral, as perguntas costumam ser bem rápidas e objetivas. Vale lembrar que no dia da entrevista de financiamento Caixa você deve levar todos os seus documentos pessoais, comprovante de renda e residência e quaisquer outro que seja solicitado. 

 

Vamos aos principais tópicos perguntados: 

 

  • Confirmação de informações: como já adiantamos acima, a entrevista de financiamento Caixa serve, principalmente, para que o gerente confirme suas informações pessoais e de renda;
  • Verificar se o seu perfil de crédito se mantém: do momento em que você entregou a documentação até a assinatura do contrato algumas coisas podem ter mudado. Você pode, por exemplo, ter trocado de emprego, ficado inadimplente ou qualquer outra coisa do gênero; 
  • Certificação de que você, de fato, tem os meios necessários para arcar com o financiamento que está solicitando. 

 

É muito difícil que seu financiamento seja negado quando chegar na entrevista de financiamento Caixa. Mas é importante que você responda às perguntas com honestidade e diga sempre a verdade ao gerente. 

 

Depois da entrevista na caixa quanto tempo demora para assinar o contrato?

 

Quanto tempo demora o processo de financiamento na Caixa

 

Quando você está no meio do processo de financiamento, o tempo para a aprovação final pode parecer uma eternidade.

O tempo base para a aprovação pode vir por volta de 10 dias, excluindo problemas e possíveis fatores externos. Documentos em ordem, tanto do comprador como do empreendimento são elementos imprescíndiveis para um processo fluído.

 

De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio para a liberação do financiamento Caixa é de 40 dias, novamente, excluindo erros e fatores externos. 

 

Confira algumas dicas que podem te ajudar 

 

Separamos algumas dicas mais práticas que podem te ajudar a vencer esse estágio tão importante da compra de seu imóvel.

 

  1. Não mude nada em seu perfil de crédito 

Após enviar a documentação ao correspondente bancário, é extremamente necessário que você mantenha o seu perfil de crédito exatamente igual.

 

E o que isso significa? Na prática quer dizer que é melhor você não usar demais o seu cartão de crédito, não deve se comprometer com nenhum outro empréstimo ou financiamento, precisa manter o pagamento de todas as suas contas em dia e, se possível, continuar no mesmo emprego até a assinatura do seu financiamento. 

 

E o mais importante de tudo: mantenha seu CPF sem restrições! 

 

1. Prefira não levar acompanhantes 

 

Quando estamos em uma situação que gera tensão e estresse é normal querermos nos cercar de pessoas conhecidas para aumentar a nossa tranquilidade.

 

Mas, no caso da entrevista de financiamento Caixa, recomendamos que você não leve acompanhantes. A presença de outras pessoas pode te tirar do foco e até mesmo causar ainda mais nervosismo na hora de responder às perguntas.

 

2. Não trate o(a) gerente como se fosse um amigo(a)

 

Levar a conversa com o gerente do banco para um lado pessoal demais, pode acabar te causando mais problemas do que vantagens.

 

Isso porque, ao pensar que pode confiar plenamente na pessoa, você pode acabar dando detalhes que nem ao menos seriam questionados. 

 

Por isso, aja com o máximo de respeito, profissionalismo e fale apenas sobre aquilo que for perguntado. 

 

3. Se prepare! 

 

Se prepare com antecedência. Esta é, sem dúvidas, a dica de ouro que deixamos para você. 

 

Pesquise bastante sobre todo o processo de financiamento, separe também as possíveis dúvidas antes de assinar seu contrato, afinal, esse é um momento muito significativo na vida de quem está comprando seu imóvel. 

 

Mantenha sempre a calma, fale a verdade e se comunique com clareza! No final, a entrevista de financiamento Caixa é mais simples do que parece. 

 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a sanar suas principais dúvidas sobre a entrevista de financiamento Caixa. Mas caso ainda precise de informações, acesse nosso blog que está recheado de conteúdos relevantes que foram preparados pensando em você. 

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2022. Todos os direitos reservados.