Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
11/01/2021

Empregabilidade: como manter-se empregável?

Empregabilidade: como manter-se empregável?

O conceito de empregabilidade é constantemente motivo de dúvida, pois, para muitos, quer dizer manter-se empregado em uma determinada empresa por um longo período. Contudo, o termo vem sofrendo diversas alterações, em virtude das várias mudanças relacionadas ao mercado de trabalho.

 

O que é empregabilidade?

 

Conforme busca do Google, "podemos entender empregabilidade como o conjunto de conhecimentos, tanto técnicos quanto comportamentais, que são procurados pelo mercado de trabalho em um profissional. Assim, a empregabilidade pode ser vista por dois ângulos: a capacidade de conseguir um emprego e a aptidão para manter-se empregado”.

Em resumo, o conceito de empregabilidade está relacionado a manter-se empregável ou estar devidamente capacitado para as exigências do mercado de trabalho.

Contudo, este é um desafio constante e variável diante da estrutura  e bagagem disponível para cada pessoa: local em que se reside, exigências de empregabilidade pelas organizações contratantes, acesso à educação de bom nível e crises vivenciadas por um estado ou país. Soma-se a isso a crise atual mundial desencadeada pela pandemia de Covid-19

A economia brasileira já passava por dificuldades antes da pandemia e, após, as taxas de desemprego aumentaram. Por outro lado, houve acréscimo do crescimento de trabalhadores informais, por meio de freelancers e autônomos; além de forte migração do formato de trabalho presencial para o remoto.

 

Mas como manter-se empregado?

De posse da definição do conceito de empregabilidade, quais medidas de ação para pode-se tomar para manter-se empregável? Abaixo relaciono alguns pontos relevantes a serem considerados:

  1. Desenvolver-se continuamente em cursos de capacitação (hard ou soft skills). Isto é, tanto em competências técnicas como cursos de informática e idiomas, bem como capacitações em comunicação, inteligência emocional e trabalho em equipe;
  2. Trabalhar o seu marketing pessoal, a fim de que - por meio da sua comunicação, postura e imagem - possa transmitir confiança e profissionalismo ao mercado de trabalho;
  3. Manter e investir em redes de networking, a fim de conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho. Este item é bem relevante, pois estar em redes sociais e grupos de pessoas de WhatsApp específicos para este fim pode agregar muito conhecimento, aprendizados e ingressão no mercado de trabalho para os profissionais. É importante se atentar que, para manter uma rede de networking eficiente, deve haver cooperação e participação “da sua parte” nas redes e grupos em que participa, a fim de conseguir os resultados pretendidos;
  4. Vislumbrar oportunidades. Este item refere-se a saber aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho e, para tal, é preciso muitas vezes investir em novos conhecimentos e estar disponível para os desafios que a nova oportunidade vem proporcionar;
  5. Um item que não poderia ficar de fora se refere às Habilidade Digitais. O profissional deve considerar aprendizado constante nesta área, a fim de usar métodos e modelos digitais como mecanismo de solução de trabalho na sua área de atuação. Desta forma, seu trabalho será mais produtivo, ágil e assertivo, obtendo resultados e ganhos pretendidos pelas organizações.

Sabendo o que é empregabilidade e como se manter empregável, é importante ressaltar que o profissional também desenvolva resiliência, a fim de sempre se superar e não desanimar diante de dificuldades encontradas nesta trajetória.

Além disso, manter o equilíbrio da saúde física e mental também é de extrema importância, pois uma mente e corpo sadios só tendem a aumentar as capacidades e o nível de empregabilidade do indivíduo.

Também é importante observar que muitas organizações vêm adaptando suas exigências de candidatura para as vagas disponibilizadas no mercado de trabalho. Grandes empresas, já cogitam dispensar o nível superior para alguns cargos e funções e apostam em habilidades especificas para desempenho da função e ou cargo, que muitas vezes não são oferecidas pelo ensino superior.  

Isto só vem comprovar as mudanças frequentes que o mercado de trabalho vem propiciando e a necessidade de adaptação do profissional para inserção!

 

ESCRITO POR:Claúdia Queiroz
Embraplan Engenharia 2021. Todos os direitos reservados.