Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
17/02/2023

Aprenda a fazer uma horta em seu apartamento: dicas e passo a passo

Aprenda a fazer uma horta em seu apartamento: dicas e passo a passo

Ter um espaço verde em casa não apenas alegra e decora o ambiente, mas também pode ajudá-lo a ter sempre à mão temperos e hortaliças frescas. É aí que entra a horta em apartamento, uma solução prática para cultivar suas próprias plantas em um espaço limitado.

 

Neste momento você pode estar pensando: “Isso não se encaixa na minha realidade, não tem espaço na minha casa”. E se nós te falarmos que é possível sim ter uma horta mesmo em apartamentos pequenos

 

Continue a leitura deste conteúdo se quiser aprender tudo sobre horta em apartamento. Aqui você vai conferir: 

 

  • Por que ter uma horta em apartamento?
  • Tipos de horta em apartamento
  • O que plantar em apartamento?  
  • 5 dicas de como fazer sua horta
  • Principais cuidados com a horta 

 

Por que ter uma horta em apartamento?

 

Muitos são os motivos para se ter uma horta em apartamento, o principal deles é aumentar a qualidade de vida consumindo alimentos sem agrotóxicos. 

 

Mas não para por aí! Ainda que temperos e hortaliças não costumem custar muito, você vai economizar plantando-os em casa. 

 

Estudos apontam que liberamos endorfina ao entrarmos em contato com a terra e plantas, então esse é um outro bom motivo para você ter uma horta em casa. 

 

Além disso, você sempre terá temperos e hortaliças à mão e uma horta em apartamento tem a capacidade de decorar e deixar sua casa ainda mais aconchegante e bonita. 

 

Confira um compilado dos benefícios de ter uma horta em apartamento:

 

  • Temperos e hortaliças sem adição de agrotóxicos;
  • Economia no mercado e hortifrútis;
  • Praticidade de ter os produtos sempre à mão;
  • Bem-estar e endorfina para quem cuida da horta;
  • Ambiente decorado e aconchegante. 

 

→ Leia também: Plantas para decoração: 10 opções para seu apartamento ou casa

 

Tipos de horta em apartamento

 

Como falamos logo na introdução deste conteúdo, é possível ter uma horta mesmo quando se mora em apartamentos pequenos, sem varanda ou sacada. 

 

É aqui que entram os tipos de horta que melhor se adequam aos apartamentos, aí cabe a você avaliar aquele que melhor se encaixa na sua realidade ou mesmo ao estilo de decoração do seu apê. 

 

Separamos alguns tipos de horta em apartamento, confira a seguir. 

 

1. Horta vertical

 

Como o próprio nome sugere, a horta vertical costuma ser fixada verticalmente em paredes ou mesmo em suportes em pé.

 

É uma ótima opção para quem tem pouco espaço, pois pode ser colocada até mesmo em ambientes estreitos, basta organizar os vasos sobrepostos para trazer estilo ao ambiente. 

 

2. Horta na cozinha

 

A horta na cozinha é mais uma boa opção para quem não tem muito espaço no apê, além de ser mais prática para quem está comandando a cozinha. 

 

É possível aproveitar o parapeito da janela, lateral dos móveis e onde mais sua criatividade te levar. Lembre-se de procurar um local com boa incidência do sol.

 

3. Horta em caixote

 

Essa é uma opção para quem gosta de uma decoração no estilo mais rústico. O caixote costuma ter o formato ideal para acomodar as plantas, além de ser sustentável

 

Escolha bem o caixote e faça furos em sua base, além de inserir algumas pedras no fundo. Aí ele já estará pronto para servir de horta em apartamento

 

4. Horta de varanda/sacada

 

As sacadas e varandas são ótimas opções para quem deseja ter uma horta em apartamento

 

Se a sua for grande, dá para usar vasos maiores. Mas caso seja pequena, é possível inserir uma horta vertical para aproveitar bem o espaço do seu ambiente. 

 

5. Mini-horta em apartamento

 

Quando o espaço do apartamento é muito reduzido, uma excelente opção é a mini-horta. Dessa forma é possível cultivar alguns temperos e ervas, sem ocupar muito do espaço. 

 

Ela pode ser feita aproveitando o espaço de alguns móveis ou mesmo na própria bancada da cozinha.

 

→ Leia também: Como deixar o seu apartamento funcional: confira 9 dicas

 

O que plantar em apartamento?

  

Nesse momento você pode ter se convencido de montar uma horta em seu apartamento, mas não faz ideia do que pode ou não pode ser cultivado dentro de casa. 

 

Por isso, vamos dedicar este capítulo do conteúdo justamente para esclarecer esses pontos e te ajudar a começar, de fato, sua horta em apartamento

 

Então vamos lá! Veja abaixo dicas do que plantar em um apartamento. 

 

A primeira coisa a ser levada em consideração é a sua experiência no assunto e também os temperos e ervas que você habitualmente usa para cozinhar. Não vale plantar algo que não será bem utilizado depois. 

 

O alecrim, manjericão, salsa e tomilho costumam ser boas opções para quem está começando a se aventurar nesse novo mundo, pois não exigem tanta manutenção e cuidado. 

 

Confira uma divisão do que plantar em apartamento por grupos:

 

Temperos e ervas

  • Hortelã;
  • Cebolinha;
  • Salsinha;
  • Coentro;
  • Alecrim;
  • Orégano;
  • Tomilho;
  • Manjericão;
  • Erva-cidreira;
  • Pimenta.

 

Frutos

  • Tomate cereja;
  • Morango;
  • Amora.

 

Hortaliças

  • Alface;
  • Agrião;
  • Couve manteiga;
  • Rúcula;
  • Espinafre.

 

5 dicas de como fazer sua horta

 

Agora vamos colocar a mão na massa trazendo 5 dicas práticas que vão te ajudar a fazer sua horta em apartamento

 

Escolha o local para a sua horta em apartamento 

 

A primeira coisa que deve ser feita é selecionar o local em que você vai montar sua horta em apartamento

 

Se atente se o local escolhido tem incidência solar durante, pelo menos, 4 horas por dia. Isso é fundamental para que suas plantinhas cresçam de forma saudável. 

 

Prefira sacadas, varandas, parapeito das janelas e até mesmo as bancadas da cozinha. 

 

Defina quais espécies vai plantar 

 

Agora que já sabe onde vai colocar sua horta em apartamento, selecione quais plantinhas terá nela. 

 

Leve em consideração suas habilidades com plantas e também os temperos e ervas que costuma consumir no seu dia a dia. Isso já serve de parâmetro para a escolha. 

 

Mas não deixe de ler atentamente como cuidar de cada uma das plantinhas escolhidas para ver se será possível na sua rotina. 

 

Decida o formato de sua horta e os vasos 

 

Listamos acima os principais tipos de horta em apartamento, e esse é o momento de colocar seu aprendizado em prática. Escolha o tipo que mais se encaixa na sua casa. 

 

Logo após isso, você vai precisar pensar nos vasos mais adequados. Independente do recipiente escolhido, veja se ele possui furos para que a água irrigada possa escorrer. 

 

O tamanho do vaso/recipiente também deve ser observado com cautela, de forma geral os que possuem entre 7 e 15 centímetros são suficientes para cultivar grande parte das ervas e temperos. 

 

Compre uma terra de qualidade

 

Essa talvez seja uma das etapas mais importantes de montagem de sua horta. É a terra que vai fazer seus temperos e ervas crescerem de forma saudável. 

 

Você pode comprar uma terra já adubada ou optar pela versão simples e fazer a adubação por conta própria usando, por exemplo, adubos orgânicos. 

 

  1. Cuide da sua horta em apartamento

 

Uma vez que você seguiu as etapas anteriores, já comprou suas sementes/mudas e realizou o plantio, ainda falta um detalhe muito importante: agora você precisa cuidar da sua horta em apartamento

 

Cada tipo de planta tem uma necessidade específica, por isso, estude cada uma das que escolheu plantar para entender a quantidade e frequência de água necessária, exposição ao sol, vento etc. 

 

Principais cuidados com a horta 

 

Para finalizarmos este conteúdo, vamos contar os principais cuidados que você precisa ter com sua horta para que ela continue sempre saudável e produzindo ervas e temperos de qualidade para sua família. 

 

Confira abaixo algumas dicas de ouro que vão te ajudar a manter sua horta em apartamento sempre linda

 

  • Cultive sua horta em apartamento à meia sombra. Na prática isso quer dizer que o local escolhido precisa bater sol, mas não o dia inteiro. Se for preciso, feche as cortinas e persianas em alguns momentos do dia. 
  • Para saber se já está na hora de molhar sua planta vale colocar o dedo na terra e sentir se ela está seca. Mas é claro, estudar a fundo o que cada espécie da sua horta em apartamento prefere também é uma boa opção. 
  • Tente molhar sua horta sempre à noite. E no verão a recomendação dos especialistas é molhar uma vez por dia. 
  • Para saber se a planta já recebeu água suficiente e o momento de parar de regar existe uma regra simples: pare quando a água começar a sair pelo fundo do vaso. Se a sua horta em apartamento estiver murcha, é sinal de que ela precisa de água. 
  • Água demais, ou seja, se a sua horta ficar sempre encharcada, faz com que as raízes das plantas apodreçam. Uma dica: folhas amareladas podem significar excesso de água. 
  • Adube sua horta em apartamento uma vez por mês. Existe uma infinidade de adubos que podem ser comprados prontos ou feitos em casa (casca de ovo, borra de café, casca de banana etc). 
  • Na hora da colheita, opte por retirar as folhas maiores para consumo. Pois as menores ainda não atingiram o crescimento ideal. 

 

Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado a tirar suas dúvidas e a montar sua horta em apartamento. Confira outros artigos como esse em nosso blog.

 

Mas, se ainda não comprou seu apartamento, conte com a Embraplan e sua expertise de mais de 26 anos de atuação. 


Entre em contato agora mesmo, será um prazer atender você. Fale com nossos especialistas e conheça as opções, clicando aqui.

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.