Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
03/04/2023

Academia em condomínio: confira vantagens e dicas para aproveitar

Academia em condomínio: confira vantagens e dicas para aproveitar

Com certeza, em algum momento, você ouviu falar que exercício físico faz bem para a saúde, e ter academia em condomínio pode facilitar a sua vida saudável. 

 

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde - OMS recomenda que adultos pratiquem de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana. E para crianças e adolescentes o indicado é uma média de 60 minutos por dia. 

 

E não é à toa, de acordo com pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine, 2 horas e meia de atividade física semanal gera uma melhora considerável na saúde mental.   

 

Ter academia em condomínio pode ser o que faltava para sua “vida fitness” decolar! Mas os benefícios não param por aí, continue a leitura e confira:

 

  • Vantagens de ter academia em condomínio 
  • Regras da academia em condomínio
  • Equipamentos essenciais 
  • Dicas para aproveitar a academia em condomínio
  • 8 condomínios com academia em Piracicaba   

 

Vantagens de ter academia em condomínio 

 

Bem, como falamos na introdução deste material, praticar atividades físicas traz muitos benefícios para a saúde física e também para a mental. 

 

Só isso já seria uma grande vantagem de ter academia em condomínio, mas existem muitas outras que vamos falar a seguir.

 

- Economia de tempo e dinheiro

 

Com uma academia em condomínio, os moradores economizam tempo e dinheiro que seriam gastos em locais externos. Além disso, os custos de manutenção e equipamentos podem ser divididos entre os moradores, tornando a academia mais acessível para todos.

 

Além do gasto com a mensalidade, é possível economizar também nas despesas relacionadas ao deslocamento de casa até a academia, como: combustível, transporte público e até mesmo estacionamento. 

 

- Conveniência e flexibilidade

 

Ter acesso fácil à academia pode incentivar os moradores a se exercitarem com mais frequência, já que não precisam se deslocar para um local externo.

 

Ter academia em condomínio também traz flexibilidade na hora de escolher os melhores horários para treinar. Às vezes, em determinado dia, você pode ter apenas 20 minutos para se exercitar e se tivesse que se locomover até uma academia não seria possível. 

 

- Segurança e privacidade 

 

A academia em condomínio pode proporcionar um ambiente mais seguro para os moradores praticarem exercícios físicos, já que o acesso é controlado e monitorado por câmeras de segurança. 

 

Isso pode reduzir a sensação de insegurança que algumas pessoas têm ao frequentar academias em áreas externas. 

 

Um outro ponto é que ela tende a ser mais vazia que as externas e isso conta a favor de quem não se sente bem em ambientes mais cheios. 

 

- Personalização

 

Outra vantagem é que a academia em condomínio pode ser equipada com aparelhos e equipamentos que atendam às necessidades específicas dos moradores.

 

Isso pode contribuir diretamente para a efetividade dos exercícios, já que eles serão personalizados para atender às demandas e objetivos de cada pessoa.

 

- Estímulo à atividade física e promoção da saúde 

 

Praticar exercícios físicos regularmente traz diversos benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares e o controle do peso. 

 

Ter fácil acesso à academia incentiva os moradores a praticarem exercícios com mais frequência, o que pode resultar em benefícios significativos para a saúde física e mental.

 

- Variedade de exercícios

 

Essa comodidade permite que os moradores tenham acesso a uma variedade maior de exercícios e atividades físicas, como: musculação, pilates, yoga, dança, dentre outras modalidades.

 

Isso incentiva até mesmo quem não é tão fã, por exemplo, da musculação. Essa variedade também ajuda a estimular a prática de atividades físicas regulares.

 

- Acessibilidade

 

A academia em condomínio pode ser uma opção mais acessível para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, que podem ter dificuldades em frequentar academias externas.

 

- Redução de impactos ambientais

 

Ao evitar o deslocamento dos moradores até uma academia externa, há uma redução no consumo de combustível e emissão de gases poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

 

Regras da academia em condomínio

 

Como você viu acima, são muitas as vantagens de ter academia em condomínio, mas, para que o espaço seja bem aproveitado por todos os moradores, algumas regras básicas devem ser seguidas. 

 

Listamos algumas delas abaixo.  

 

  • Horário de funcionamento: a academia tem horário específico de funcionamento, normalmente determinado pelo condomínio. É importante que os moradores respeitem o horário estabelecido, para não incomodar os demais condôminos.
  • Reservas: dependendo do tamanho da academia, pode ser necessário fazer reservas para garantir um horário para treinar. É importante seguir as regras estabelecidas para reservas e cancelamentos.
  • Limites de tempo: para garantir que todos os moradores tenham acesso ao espaço, podem ser estabelecidos limites de tempo para cada sessão de treino. 
  • Limpeza e higiene: é importante manter a academia limpa e higienizada depois de cada uso. Os usuários devem limpar os equipamentos que utilizaram, e o condomínio deve garantir a limpeza regular da academia.
  • Uso adequado dos equipamentos: os moradores devem utilizar os equipamentos de forma adequada, seguindo as orientações de uso e evitando comportamentos que possam danificá-los ou colocar em risco a segurança dos demais usuários.
  • Proibição de atividades inadequadas: atividades que possam causar incômodo aos demais condôminos, como o uso de equipamentos de som ou a prática de atividades de alto impacto que possam causar danos à estrutura do condomínio, devem ser proibidas.
  • Supervisão de menores de idade: se houver moradores menores de idade utilizando a academia, é importante que haja supervisão adequada por parte de um adulto responsável. 

 

Equipamentos essenciais 

 

A primeira coisa que deve ser levada em consideração aqui é que os equipamentos podem variar de acordo com o que for estabelecido pelo condomínio. 

 

Isso porque, dependendo do espaço disponível será possível inserir mais ou menos equipamentos. E também deve-se levar em consideração as modalidades que serão oferecidas. 

 

Mas, via de regra, alguns equipamentos são essenciais para a prática da musculação e também para os exercícios aeróbicos, são eles:

 

  • Esteira;
  • Bicicleta ergométrica;
  • Elíptico;
  • Halteres;
  • Colchonetes;
  • Caneleiras;
  • Supinos;
  • Bancos para musculação;
  • Etc.

 

Além disso, outros dois itens essenciais na montagem de uma academia em condomínio são ventiladores/ar-condicionado, para garantir o conforto térmico dos usuários, e um bebedouro, para promover a hidratação adequada durante os exercícios.

 

Dicas para aproveitar a academia em condomínio

 

A academia em condomínio é um espaço compartilhado entre todos os condôminos, então, algumas práticas podem facilitar a vida de todos. 

 

Antes de começar a usar a academia, certifique-se de ler e entender as regras de uso do espaço. Isso inclui horários de funcionamento, limites de tempo para uso dos equipamentos, regras de higiene e segurança, entre outras.

 

De maneira geral, esses espaços costumam ser menores que as academias externas e com uma menor oferta de equipamentos, por isso, sempre que necessário, reveze as séries com outro moradores.

 

Além disso, higiene os equipamentos após usar e guarde-os em seu devido lugar. Assim a academia se mantém em ordem e fica mais fácil localizar os itens. 

 

Falando agora de aspectos mais voltados aos exercícios em si, é importante que, caso não conheça, contrate um personal que te acompanhe ou monte seu plano de treino.

 

Certifique-se de usar equipamentos de segurança, como tênis apropriados e roupas confortáveis e adequadas à prática de exercícios físicos.

 

Use também os dispositivos de segurança, como travas nos equipamentos de musculação, para evitar lesões.

 

8 condomínios com academia em Piracicaba  

 

Se após ler todo o conteúdo você se convenceu de que ter academia em condomínio é importante para sua família, mas não sabe como começar a procurar, nós vamos te ajudar!

 

Confira, abaixo, 8 condomínios em Piracicaba que possuem academia

 

  1. The Gardens: empreendimento de alto padrão localizado no Jardim Elite com torre única em um terreno de 3.797m², opções com 4 dormitórios ou 3 suítes e sala ampliada, todos com 3 ou 4 vagas de garagem. Com academia e mais 20 itens de lazer e outros diferenciais como: espaço gourmet, pet place, spa e sauna. 
  2. Vivace: localizado na Avenida Dois Córregos, o empreendimento possui unidades de 65 a 75m² com 2 ou 3 dormitórios e 2 vagas em garagem coberta. Todos os apartamentos possuem varanda gourmet, suíte e passagem para ar-condicionado. Com academia e lazer completo para toda a família.
  3. Terras Altas: situado no bairro Terra Rica, o residencial conta com oito tipos de planta disponíveis variando entre 45 m² e 56 m², a maioria delas contempla 2 quartos e opção com suíte. O empreendimento está sendo construído sob o conceito de condomínio clube, são inúmeras as opções destinadas ao lazer e esportes. 
  4. L'Essence: localizado no bairro São Dimas, o empreendimento contempla o alto padrão e segurança de condomínio fechado, mas perto de tudo. Possui plantas de 3 suítes com opções de 2 ou 3 vagas de garagem. São inúmeros os diferenciais, além de um deslumbrante complexo de lazer.
  5. Plaza Mayor: o residencial está situado no bairro Paulicéia e conta opções de apartamento que variam de 66,7 a 70,04m². As plantas possuem 2 dormitórios (1 suíte), varanda, sala para 2 ambientes, cozinha americana, 2 banheiros e 2 vagas em garagem coberta. Além de 3.600m² de lazer entregue equipado e decorado.
  6. Mirage: também localizado no bairro Paulicéia, o empreendimento tem opções de tamanho que variam de 62,5 a 102,3m², todos com 2 dormitórios e varanda. As plantas têm unidades que possuem opção de 2 salas, 1 ou 2 vagas de garagem e até mesmo suíte. 
  7. Provence: outro empreendimento no bairro Paulicéia, o Provence conta com opções de aptos que variam de 54,5 a 61m². São apartamentos de 2 dormitórios com ou sem suíte e opções que contemplam 1 ou 2 vagas em garagem coberta. 
  8. Pôr do Sol: por último na lista de condomínios com academia, o Pôr do Sol está localizado no bairro Morumbi e seus aptos variam de 55 a 76m² com 2 dormitórios, opções com suíte e 1 ou 2 vagas em garagem coberta. 

 

Que tal aproveitar todo o conforto e vantagens que a academia em condomínio pode te proporcionar? 

 

Fale com nossos especialistas e conheça todos os detalhes dos empreendimentos apresentados acima clicando aqui.

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.