Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
05/01/2023

Como funciona a entrega de chaves do apartamento?

Como funciona a entrega de chaves do apartamento?

Uma coisa é fato, o momento mais esperado por quem compra um imóvel, seja ele na planta ou não, é a entrega de chaves do apartamento

 

Mas antes de partir para a comemoração é fundamental que você verifique alguns pontos com atenção, isso vai te ajudar a evitar possíveis dores de cabeça no futuro. 

 

Por esse motivo, preparamos este conteúdo. Nele você vai entender todos os pontos que requerem atenção e muito mais, confira:

 

• Como funciona a entrega de chaves do apartamento?

• Etapas até a entrega de chaves do apartamento 

• Memorial descritivo: seu aliado na vistoria 

• 4 pontos de atenção na vistoria do imóvel 

• E se o apartamento não estiver de acordo com o memorial descritivo? 

 

Como funciona a entrega de chaves do apartamento?

 

A entrega de chaves do apartamento é uma das etapas do processo de compra de um imóvel que mais gera ansiedade nos compradores e não seria para menos, é neste momento que a realização do sonho de ter a casa própria vai se consolidar. 

 

As chaves são, de fato, entregues após a assinatura do Termo de Entrega de Chaves do Apartamento. Mas, antes disso, é preciso que já tenha sido realizada a vistoria no imóvel e esteja tudo dentro do esperado. 

 

Vamos falar detalhadamente da vistoria no decorrer do conteúdo e sobre a sua importância no processo de compra. 

 

Mas voltando à entrega de chaves do apartamento, ela normalmente é feita diretamente ao proprietário (a) do imóvel, embora também possa ser entregue para um representante legal.

 

Nos casos de financiamento imobiliário de imóveis prontos, as chaves são entregues após a assinatura do contrato com a instituição financeira, pagamento do ITBI e registro no Cartório de Registro de Imóveis. 

 

Quando o imóvel é comprado na planta, a entrega de chaves do apartamento acontece no momento em que o empreendimento fica pronto. Mas algumas etapas precisam ser seguidas e vamos falar delas a seguir.

 

Etapas até a entrega de chaves do apartamento

 

A entrega de chaves do apartamento não acontece de maneira isolada, ou seja, o recebimento do imóvel consiste em uma série de etapas que levam até o recebimento efetivo das chaves. 

 

Confira essas etapas a seguir:

- Instalação do condomínio: quando o empreendimento fica pronto, a construtora/incorporadora convida os compradores para participarem da assembleia de instalação do condomínio. É nesse momento que se elege o corpo administrativo e se ratifica a convenção de condomínio.

 

- Assinatura do financiamento e pagamento das taxas: as chaves só são entregues quando o cliente já assinou o contrato de financiamento junto à uma instituição financeira. Além disso, é preciso ter finalizado o pagamento da entrada para construtora e também estar com ITBI e registro no Cartório de Registro de Imóveis em dia. 

 

- Agendamento e realização da vistoria: a vistoria é um momento importantíssimo para quem compra um apartamento, é nela que você vai verificar se a construtora entregou tudo que prometeu no memorial descrito e se não há nenhuma falha ou defeito nos itens.

 

- Entrega das chaves: finalmente, com todos os itens acima resolvidos, é o momento de assinar o Termo de Entrega de Chaves do Apartamento. 

 

- Recebimento do manual do proprietário: junto com as chaves será entregue o manual do proprietário. Documento elaborado pela construtora que norteia a utilização do imóvel, bem como o termo de garantia e as regras para reformas e reparos. 

 

Falamos no início deste material que a vistoria é uma das etapas mais importantes que permeiam a entrega de chaves do apartamento. Por isso, vamos dedicar os próximos tópicos para trazer todos os pontos que você deve se atentar na hora de vistoriar seu imóvel. 

 

Memorial descritivo: seu aliado na vistoria 

 

Antes de trazermos tudo que você deve ficar de olho no momento da vistoria para garantir que a entrega de chaves do apartamento ocorra da melhor forma, vamos falar de um aliado: o memorial descritivo

 

Antes de partir para a vistoria, recomendamos que você leia e analise por completo o memorial descritivo entregue pela construtora do empreendimento. 

 

O memorial descritivo, como o próprio nome sugere, é um documento em que se descreve todos os itens que deverão ser executados em uma construção ou reforma. 

 

Na prática isso quer dizer que antes de construir um empreendimento, a construtora/incorporadora deve redigir um documento (e registrá-lo em cartório) especificando todos os detalhes e itens que constarão no imóvel no momento de entregar o projeto. 

 

Ele muni os compradores com todas as informações necessárias com relação ao empreendimento. E no momento da vistoria é possível conferir se os itens prometidos no documento foram entregues de verdade.

 

→ Saiba tudo sobre o memorial descritivo, clicando aqui

 

4 pontos de atenção na vistoria do imóvel 

 

Agora sim, vamos aos principais pontos que você deve se atentar no momento de fazer a vistoria do apartamento. 

 

Primeiro de tudo, é fundamental que você se prepare e faça um check list do que foi acordado e constar no memorial descritivo. E lembre-se de registrar tudo por meio de fotos. 

 

Agora confira os quatro pontos:

 

1. Piso e azulejos 

Analisar o piso e os azulejos corretamente, vai te ajudar a evitar uma série de dores de cabeça. Mas para isso é preciso ir além do visual para tentar identificar possíveis imperfeições. 

 

Você pode se valer, por exemplo, do cabo de uma vassoura para dar leves batidas a fim de identificar um som “oco”. Se acontecer, significa que alguma parte ficou sem aderência e pode se soltar com facilidade no futuro.

 

Além disso, você vai precisar tentar detectar desníveis no piso. Para isso pode se valer de uma régua de nível ou mesmo bolinhas de gude. 

 

2. Portas, janelas e esquadrias

 

Esses itens são relativamente simples de verificar e você já pode fazer isso na hora de entrar no apartamento, tentando identificar arranhões e danos na pintura. 

 

Lembre-se de testar também as fechaduras de todas as portas do imóvel, tanto por dentro do imóvel quanto por fora. Nas janelas, verifique se estão fechando corretamente ou emperram em algum momento.

 

3. Parte elétrica, hidráulica e o gás

 

Esses são itens importantíssimos e devem ser avaliados com muita calma. Dê uma olhada no quadro de luz a fim de entender se todos os circuitos estão devidamente indicados. 

 

Teste todos os interruptores e, se possível, leve algum item para verificar se as tomadas estão funcionando. O carregador do seu celular é uma forma simples de fazer esses testes.

 

Pode ser complicado avaliar o gás caso o fogão ainda não esteja instalado, se esse for seu caso, anote essa informação. 

 

Com relação à parte hidráulica, confira as torneiras e ralos para ver se estão de acordo com o memorial descritivo. Abra todas as torneiras e dê descarga para verificar se a água está saindo de maneira fluida. 

 

Além disso, jogue um balde de água nas áreas molhadas para checar se os ralos estão funcionando e se não há desnível no piso. 

 

4. Paredes

 

Com relação às paredes, você deve se atentar se as superfícies estão retas. Isso pode ser feito apenas por meio de observação, mas um esquadro pode trazer mais assertividade. 

 

Observe atentamente a pintura das paredes e do teto, a fim de identificar possíveis manchas e/ou sinais de umidade.  

 

E se o apartamento não estiver de acordo com o memorial descritivo? 

 

Se você chegou até aqui, provavelmente entendeu como funciona o processo de entrega de chaves do apartamento e a importância de fazer uma vistoria rigorosa no imóvel. 

 

Mas pode estar se perguntando: “O que acontece se algum item não estiver de acordo com o prometido no memorial descritivo?”. E vamos responder esse questionamento!  

 

A primeira coisa que você deve saber é: só assine o termo de vistoria quando tudo estiver ok de acordo com sua avaliação. Sinalize todos os reparos necessários para a equipe que estiver acompanhando sua vistoria. 

 

Reparos mais simples podem ser realizados no momento da vistoria e você já pode assinar o termo e se preparar para a entrega de chaves do apartamento. Mas, em casos mais sérios, será necessário o agendamento de uma nova vistoria pós-reparos. 

 

Ressaltamos que os apartamentos, principalmente os comprados na planta, possuem garantia. Isso significa que mesmo que algo passe batido durante a vistoria você pode acionar a empresa e solicitar os reparos posteriormente. 

 

Os prazos podem variar de acordo com o item avariado e também serem maiores ou menores dependendo da construtora. Além disso, é preciso seguir à risca o manual do proprietário e as recomendações de utilização para não perder a garantia. 

 

Agora você já sabe como funciona a entrega de chaves do apartamento e todos os pontos que deve se atentar para fazer com que esse momento aconteça da melhor forma possível.

 

Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, fale conosco agora mesmo. 

 

E se estiver buscando o imóvel ideal: conte com a Embraplan e sua expertise de mais de 26 anos de atuação. Entre em contato agora mesmo, será um prazer atender você.

 

Fale com nossos especialistas, clicando aqui.

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.