Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
17/11/2022

Construções sustentáveis: o que são, benefícios e como aplicar

Construções sustentáveis: o que são, benefícios e como aplicar

A sustentabilidade tem sido muito falada ultimamente em diversas esferas das nossas vidas. E isso não seria diferente no que diz respeito às nossas casas, e é aqui que entram as construções sustentáveis

 

Muito se engana quem pensa que isso é apenas uma “moda” que vai passar, na verdade essa opção se configura como o caminho viável para continuarmos usufruindo dos recursos naturais com equilíbrio. 

 

Você já tinha ouvido falar em construções sustentáveis? Sabe como pode ser aplicada nas obras em geral? 

 

Vamos explicar tudo isso em detalhes a partir de agora, continue a leitura e confira:

 

  • O que são construções sustentáveis?
  • Benefícios desse tipo de construção 
  • Itens que tornam as construções sustentáveis
  • Exemplos de construções sustentáveis 
  • 4 dicas para tornar sua casa mais sustentável 
  • Sustentabilidade é com a Embraplan 

 

O que são construções sustentáveis?

 

Construções sustentáveis, como o nome sugere, são empreendimentos/obras que levam em conta os seus impactos causados ao meio ambiente em todas as fases do processo, ou seja, antes, durante e depois da construção em si. 

 

Tudo deve ser pensado para causar o menor impacto ao meio ambiente ou mesmo zerá-lo quando possível. Para isso deve-se levar em conta a eficiência energética, economia de recursos, durabilidade dos materiais e tantos outros detalhes.

 

O conceito da sustentabilidade na construção civil começou a ser falado nos anos 70, após a crise do petróleo. Mas apenas na década de 1990 que a busca por opções sustentáveis realmente cresceu e novos métodos surgiram. 

 

Hoje essa questão tem se tornado cada vez mais relevante, como mencionamos na introdução deste conteúdo, e as construções sustentáveis se tornaram uma necessidade em meio a tantas questões e problemas climáticos. 

 

Mas se engana quem pensa que esse tipo de projeto está restrito apenas às grandes corporações, ao contrário, essas ações podem ser implementadas em qualquer tipo de projeto. 

 

Vamos falar mais a respeito no decorrer deste conteúdo, continue a leitura para conferir. 

 

Benefícios desse tipo de construção 

 

Os resíduos oriundos da construção civil são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, pois geram uma grande quantidade de gás carbônico. Estima-se que entre 40% e 50% de toda a emissão de CO2 mundial venha da construção. 

 

Então um benefício que podemos destacar com toda a segurança é que as construções sustentáveis contribuem diretamente para a redução dessas emissões.

 

Além disso, podemos destacar como grandes vantagens de colocar as construções sustentáveis em prática:

 

- Gestão e controle de desperdícios;

- Redução das emissões de gás carbônico na atmosfera;

- Otimização do uso de recursos naturais;

- Redução de custos em todas as etapas da obra;

- Valorização dos empreendimentos;

- Aumenta o bem-estar dos moradores;

- Reduz o consumo de água e energia elétrica;

- Traz vantagem competitiva para as empresas do setor. 

 

Itens que tornam as construções sustentáveis

 

Agora que você já sabe o que são as construções sustentáveis e viu ainda os benefícios que esse tipo de projeto pode trazer para as pessoas, sociedade, meio ambiente e empresas, vamos falar de uma parte mais prática. 

 

A ideia aqui é tornar o conceito de construções sustentáveis mais visual para os nossos leitores, assim você vai conseguir entender de verdade como a sustentabilidade pode ser aplicada nos projetos. 

 

Vamos trazer alguns itens que tornam de fato as construções sustentáveis, veja a seguir. 

 

- Eficiência energética

 

A eficiência energética é um dos pontos que ajudam a tornar as construções sustentáveis de verdade. Por isso, o projeto precisa contemplar formas de economizar os recursos e, mais do que isso, prezar por fontes de energia renovável (como a solar, por exemplo) sempre que possível. 

 

- Utilização inteligente da água

 

A água é um recurso finito e sabemos que precisamos utilizá-la da forma mais inteligente possível, isso também representa um dos itens relevantes das construções sustentáveis. Portanto, pensar em maneiras de economizar e fazer uma boa gestão durante e depois da construção é fundamental.  

 

- Controle dos resíduos

 

É fato que uma construção gera muitos resíduos e fazer um controle disso está entre as ações primordiais para a realização de construções sustentáveis. Até mesmo porque os resíduos oriundos da construção civil costumam causar um impacto negativo ao meio ambiente. 

 

- Escolha dos materiais

 

Por fim, um outro ponto que deve ser feito com bastante atenção nas construções sustentáveis é justamente a escolha dos materiais que serão utilizados na obra. Existem uma série de opções mais sustentáveis atualmente, como: telhas ecológicas, isopet, lâmpadas de LED, concreto reciclado, bloco de adobe etc. 

 

→ Leia também: Sustentabilidade na Construção Civil

 

Exemplos de construções sustentáveis 

 

Que tal agora vermos alguns exemplos práticos de construções sustentáveis? Aproveite para se inspirar em projetos que colocaram os conceitos da sustentabilidade em prática e se tornaram referência no Brasil e no mundo. 

 

Eldorado Business Tower, Brasil 

 

O Eldorado Business Tower é um edifício localizado em São Paulo e foi o primeiro da América Latina a receber o selo LEED Platinum que é um dos principais no que diz respeito ao comprometimento com a sustentabilidade. 

 

Bank Of America Tower, EUA

 

O edifício localizado em Nova York foi o primeiro a atingir o nível platina do selo LEED. Foi construído com materiais ecológicos, preza pela eficiência energética e conta com um sistema completo para reaproveitamento da água. 

 

Arena Castelão, Brasil

 

O estádio de Fortaleza - Ceará é a primeira arena sustentável do mundo e ganhou o selo LEED pelo uso racional da água e energia, baixo impacto ao meio ambiente e fomento à inovação. 

 

Aeroporto de Oslo, Noruega 

 

O aeroporto da cidade de Oslo na Noruega é considerado o terminal mais sustentável do mundo e ganhou avaliação máxima na certificação BREEAM. 

 

Casas de bambu na Indonésia

 

Uma empresa da Indonésia criou um projeto para construção de casas através do bambu. Além do baixo custo, a utilização do material torna as construções sustentáveis e resistentes às enchentes. 

 

4 dicas para tornar sua casa mais sustentável 

 

Ficou mais do que claro ao longo deste conteúdo que as construções sustentáveis são de extrema relevância para o meio ambiente, e não apenas para ele

 

Mas, se sairmos um pouco da esfera grandiosa da construção em si, existem também algumas alternativas mais simples. 

 

Estamos falando de “pequenas” atitudes que podem ajudar a tornar sua casa mais sustentável do que é atualmente. 

 

Confira nossas 4 dicas para tornar seu lar mais sustentável agora mesmo!

 

- Opte sempre por materiais duráveis 

 

Quando tiver que reformar ou trocar algo na sua casa, procure materiais duráveis e que se adequem melhor aos ambientes. 

 

Por exemplo, se você precisa aplicar um recurso em uma área molhada, o ideal é evitar escolher algo que contemple madeira, pois isso vai acarretar em uma necessidade de troca/manutenção a curto prazo. 

 

Além disso, sempre que possível se valha da reciclagem e reaproveitamento dos insumos. 

 

- Reduza os resíduos e recicle 

 

Essa dica vale tanto para momentos de reformas e pequenas construções, quanto para o seu dia a dia mesmo. Já pensou em usar uma composteira para reduzir a produção de resíduos orgânicos? 

 

Essa é apenas uma das opções, além disso, você pode também separar tudo que for reciclável ou possível de ser reutilizado (ainda que em outra configuração) e reduzir o uso de embalagens. 

 

- Poupe recursos

 

Com certeza você já ouviu em algum lugar sobre a importância de poupar recursos como água e energia. Além dessa atitude ser benéfica ao meio ambiente pode ser também saudável para o seu bolso, pois você vai economizar nas contas mensais. 

 

- Use fontes renováveis de energia 

 

Uma outra forma de contribuir para o meio ambiente e também de economizar na conta de energia elétrica a longo prazo é investir em fontes renováveis de energia. Por exemplo, com a utilização de painéis fotovoltaicos para captação da energia solar. 

 

Esses foram apenas alguns exemplos de ações que podem tornar sua casa e sua vida mais sustentáveis, comece aos poucos a trilhar essa jornada. 

 

Sustentabilidade é com a Embraplan 

 

A Embraplan leva a sustentabilidade a sério. Todos os nossos projetos contemplam tecnologia, inovação e uma grande preocupação com o meio ambiente. 

 

Aqui a sustentabilidade vai muito além de um conceito, é uma prática efetiva por meio de construções sustentáveis.

 

Empregamos todo o nosso conhecimento técnico para tornar cada obra ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente e culturalmente justa e diversificada, transformando a sustentabilidade em uma realidade com valor agregado aos nossos produtos. 

 

Os empreendimentos da Embraplan contam com: 

 

  • Aproveitamento de águas pluviais;
  • Banheiros com válvulas dual flush, para redução de consumo de água;
  • Infraestrutura para instalação de medidores individuais de água;
  • Paisagismo com vegetação nativa ou adaptada ao bioma local, com menor necessidade de irrigação;
  • Lâmpada de LED e sensor de presença nos halls;
  • Redutores de vazão para economia de água;
  • Chuveiros com aquecimento a gás;
  • Utilização de madeira certificada;
  • Infraestrutura para geração de energia solar;
  • Reservatório para água da chuva; 
  • Gerador de energia para áreas comuns.

 

Leia também: Sustentabilidade na prática: Conheça 6 iniciativas sustentáveis da Embraplan 

 

Esses são apenas alguns exemplos das comodidades oferecidas e da preocupação que a Embraplan tem com a sustentabilidade. 

 

Atualmente temos 4 empreendimentos em construção: L'Essence, The Gardens, Vivace e o Terras Altas e todos já nasceram como construções sustentáveis

 

Conheça mais sobre cada um deles falando diretamente com nossos consultores clicando aqui e entenda porque a Embraplan é a construtora ideal para oferecer construções sustentáveis de verdade.  

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.