Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
10/12/2020

Dicas para a compra segura de um imóvel

Dicas para a compra segura de um imóvel

A compra de um imóvel é sempre uma decisão de investimento muito séria, afinal, ele será o cenário das próximas lembranças da sua vida. No entanto, apesar de muitos se planejarem durante anos para este momento, às vezes ele chega acompanhado de diversas questões, como por exemplo: “Por onde começar?”, “Quanto investir?”, “Como não se arrepender do negócio?”.

Por isso, o ponto principal para se atentar é o planejamento financeiro! E para te ajudar, listamos algumas dicas sobre como comprar a propriedade correta e não correr riscos de se arrepender futuramente.

 

Faça uma avaliação a longo prazo

O planejamento financeiro não se limita apenas ao agora! É importante lembrar que um imóvel é um investimento de anos, portanto, organize suas finanças pensando no futuro. Pretende ter filhos? Deseja comprar um carro? Possui planos profissionais que possam afetar sua renda? Tudo isso precisa ser levado em conta no momento de estruturar o seu plano.

Registre também a média de todas as suas despesas fixas, como alimentação, transporte e até mesmo o lazer, assim você terá confiança para decidir quanto da sua renda pode ser usada. Mas não se esqueça de sempre incluir em seu plano uma reserva para emergência, dessa forma nenhum imprevisto afetará o investimento.

 

Estabeleça a forma de pagamento

Agora que você já sabe o quanto pode gastar, é hora de decidir como usar esse dinheiro.

Para comprar um apartamento é possível usar o FGTS, fazer um financiamento ou até mesmo pagar à vista. Consulte seu planejamento e avalie qual opção se adapta melhor ao caso.

 

Selecione o imóvel

Depois de definir toda a parte financeira, agora é hora de escolher o local que se tornará seu futuro lar. E é fundamental que essa escolha não seja impulsiva.

Pesquise muito e considere todas as opções! Propriedades ainda na planta, por exemplo, são mais baratas. Não deixe de analisar muito bem qual é o tamanho e disposição ideal para suas necessidades e lembre-se do planejamento feito no primeiro passo.

No caso de um condomínio, confira a estrutura de todo o edifício. Vale à pena investir em condomínios que ofereçam opções de lazer e segurança e que podem melhorar a sua qualidade de vida e de toda a sua família.

 

Calcule a entrada

A determinação do valor necessário para a entrada de um apartamento, normalmente é calculado com base no preço do imóvel e na renda familiar, porém, muitas instituições financeiras pedem uma garantia de 30%.

Mas lembre-se: quanto maior a entrada, menor é o valor das parcelas. 

 

Cuidado com as parcelas

Um erro muito comum de quem comprou o primeiro imóvel é acumular parcelas. Sem contar que seguir o planejamento financeiro é essencial, já que acumular parcelas significa acumular dívidas e isso pode arruinar o trabalho de estruturação feito anteriormente.

 

Não se esqueça dos gastos adicionais

Quando se adquire uma propriedade é crucial se lembrar dos custos extras, como IPTU, impostos gerais, condomínio, seguro, documentação e assim por diante. Esses valores precisam estar inclusos nas despesas fixas, assim como a própria parcela do apartamento.

 

Lembre-se que isso é um investimento

Comprar um imóvel é um grande investimento e que poderá ser valorizado muito no futuro. Então, avalie a localização e estrutura do bairro e considere a data de construção do edifício, pois esses detalhes poderão influenciar na quantidade de reparos que serão necessários e, consequentemente, impactar no valor do apartamento.

 

 Dúvidas sobre esse assunto? Entre em contato conosco pelo chat.

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2021. Todos os direitos reservados.